EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Como estudar em casa e manter a produtividade durante a ‘quarentena’?

Publicado em

Como sabemos, o assunto em pauta é o Coronavírus, não se fala em outra coisa. Com isso, a recomendação é de ficar em casa (em quarentena) para diminuir a propagação do Covid-19.

Mas, vale lembrar que isto não significa estar de férias! E se você está estudando seja na escola, faculdade ou para concursos, não deve deixar sua rotina de estudos de lado.

Como devemos proceder em relação aos estudos nesses tempos de COVID-19?

É importante saber como estudar na quarentena do coronavírus, tendo em vista que até o presente momento as datas do Enem 2020 e outros vestibulares ainda não tiveram seus cronogramas alterados.

O recomendado é que você não pode deixar a alteração em sua rotina prejudicar o andamento de seus estudos.

Sendo assunto do momento, o Coronavírus e assuntos relacionados ao tema podem ser cobrados no Enem e em outros vestibulares. Portanto, é necessário que você se mantenha bem informado a respeito do assunto.

Por toda a internet encontramos uma porção de fake news sobre esse tema. O importante é saber quais as fontes são seguras para consulta, entre elas estão:

O importante no momento, é se informar para saber como proceder em relação à Covid-19. Saber quais as medidas que o governo está tomando para conter e combater o vírus, o que fazer para em relação a proteção, os sintomas, como a transmissão é feita e ainda quais são os grupos de risco desta doença.

Estudar sozinho pode ser vantajoso

Durante esse período de “quarentena”, estudar sozinho pode ser vantajoso.

O bom é escolher um cômodo mais tranquilo de sua casa, um lugar onde você não possa ser incomodado e poder se dedicar melhor aos estudos.

Ter metas claras de estudos é importante pois ajuda a render mais e focar no que realmente importa.

Leia Também: ARSIM: Plataforma para regionalizar conteúdo de vestibulares é lançada no AM

Técnicas de Produtividade

As técnicas de produtividade ajudam seus estudos a render mais. Saber como estudar é tão importante quanto o que estudar.

Técnica Pomodoro:  é um método para gerenciar o tempo que você utiliza para exercer tarefas, podendo ser na área dos estudos ou do trabalho.

Foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante a universidade.

Como funciona o Pomodoro

O Pomodoro é uma forma de criar foco, estudando por aproximadamente 25 minutos (sem interrupções), com intervalos de 5 minutos. Para isso você vai utilizar um timer ou cronômetro para fazer a contagem de tempo, e uma lista de tarefas.

Após completar quatro vezes desse ciclo (25 minutos e 5 de pausa), aumente seu descanso para 30 minutos. Depois, volte e repita o processo até realizar, novamente, quatro etapas. O procedimento todo deve durar duas horas.

Quais os resultados do método Pomodoro? 

Os objetivos da técnica Pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.

Ao fazer anotações no papel a respeito do precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período.

Assim, torna-se mais fácil acompanhar seus resultados e avanços. 

Após alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como as capacidades de:

  • entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;
  • entender o que te distrai recorrentemente e
  • descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.

Esta técnica pode ser usada para organização de tarefas de diversos tipos, como longos períodos de estudo, projetos que precisam ser terminados, atividades a serem desempenhadas em um dia de trabalho, atividades domésticas, dentre outras. 

Baixar materiais 

Outra maneira de estudar na quarentena é baixando materiais. A internet está cheia de conteúdos interessantes que podem, muitas vezes, ser baixados gratuitamente.

Existem e-books específicos sobre como os mais diversos assuntos.

Além disso, existem materiais que ajudam você a desenvolver um planejamento de estudos eficaz, o que é ideal para quem está estudando em casa. Seja porque prefere estudar sozinho ou porque adotou essa posição por causa da recomendação governamental relacionada ao Coronavírus.

Rotina de estudos

Seguir a rotina de estudos que já havia programado é o ideal, pois foi dedicado um bom tempo montando este cronograma. Como já dissemos, esse período não significam férias. Descanso é sempre bom, mas, que o mesmo não atrapalhe seus estudos.

O que deve-se fazer é adaptá-la a esta nova realidade momentânea.

Durante esse período de “quarentena”, praticar uma atividade física é bem legal, contanto que sejam exercícios que não envolvam aglomerações. Como atividades que sejam possíveis realizar dentro de sua casa mesmo.

Documentários, filmes e séries, relacionados com os temas que você está estudando são recomendados também. Assim você estuda e relaxa ao mesmo tempo.

E aí vamos adaptar as dicas a nossa nova rotina? Bom estudo a todos! Cuidem-se, lavem bem as mãos, façam o uso do álcool em gel e respeite as recomendações dos órgãos de saúde.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X