Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Qual é a origem do sentimento de infelicidade que há em mim?

Publicado em

A felicidade é permanente, a infelicidade é transitória. Mas o que fazer para deixar de ter momentos, cada vez mais constantes, de dor e sofrimento?

Onde nasce esse poder de me causar constantes momentos de infelicidade? Convido você a se tornar um observador, quando sentir que há infelicidade em você, em certas situações.

Infelicidade seja da maneira que for, afinal a infelicidade existe em várias formas: a irritação é uma pequena forma da infelicidade se manifestar, a raiva, o ressentimento, pena de si mesmo, entre outras formas.

Continua depois da publicidade

A raiz da infelicidade no trabalho? É fácil ver | Exame
Imagem: Reprodução

Vai chegar à conclusão que a infelicidade na sua vida é na verdade, maioritariamente causada pelo processo de pensamento na tua mente, do que pela situação em si.

Leia também: A sua criança interior tem orgulho das escolhas que você está fazendo?

Portanto, o sentimento de infelicidade, na maioria dos casos, não é por causa da situação em que te encontras, ou pela qual está passando, mas pelo que a tua mente te diz acerca da situação.

Exemplo: imagine uma fila, seja no aeroporto, no supermercado ou no tradicional
congestionamento que acontece no trânsito em determinados horários do dia, e a fila não avança, gerando atraso, muitas vezes porque as pessoas são demasiado lentas, algumas vezes não suficientemente eficazes.

Facilmente as pessoas ficam irritadas, algumas ficam furiosas, outras chateadas em situações deste gênero, isto é um exemplo.

Qual é a origem da infelicidade? - NOTÍCIAS DE SAÚDE
Imagem: Reprodução

As pessoas pensam que estão chateadas e irritadas por causa da situação. Contudo, se olharem com mais atenção para a origem do sentimento de infelicidade, descobririam que não estão infelizes por estarem ali na fila.

Estão se sentindo infelizes porque a mente está dizendo que estar numa fila não é bom,
que ficar numa fila é perda de tempo, que você não deveria ficar naquela fila. Ela diz muitas coisas, a mente é uma tagarela.

Se você estivesse consciente e presente naquela situação, estarias ciente do que tua mente está dizendo. E se estivesse presente naquela situação, bem como em várias outras situações, mesmo em situações consideradas sérias, notaria que a infelicidade que habita
você naquele momento na realidade surge na sua mente. Não é causada pela situação em que se encontras.

Pessoas com depressão e infelicidade | Vetor Grátis
Imagem: Reprodução

Estando alerta e consciente você terá escolhas: “será que quero continuar tendo estes pensamentos e sentir-me infeliz, ou prefiro ser livre desse sentimento de infelicidade nessa situação?”

Depois a presença surge mais forte e, de repente, você passa a aceitar o momento tal como ele é porque não há muito que se possa fazer haverá uma mudança total na forma como experencias aquele momento. Você ficará livre do fardo do sentimento de infelicidade.

Tua mente foi condicionada por toda a tua vida, na tua educação, durante a fase
da infância, através das muitas influências.

Em vez de estares a mercê dos condicionamentos da tua mente, em que não há liberdade nisso, de repente surge a possibilidade de transcender o condicionamento da tua mente e se tornar realmente livre.

Inspirado nos ensinamentos de Eckhart Tolle.

Por: José Eduardo Tófoli

Autor do livro “O que te impede de Viver Feliz?” e “Farol da Sabedoria.”
Youtube: JOSÉ EDUARDO TÓFOLI
Instagram: @joseeduardotofoli

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X