EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Plantas como opção de decoração para a sua casa

As plantas podem melhorar a decoração, o humor e até o clima dos ambientes

Publicado em

As plantas, além de ajudarem na decoração, deixando o ambiente mais natural, também ajudam a deixar os cômodos da casa mais leves e cheios de vida.

Elas não custam caro e trazem muitas vantagens, melhorando a qualidade do ar, aliviando os sintomas de estresse e trazendo aquela sensação de proximidade com a natureza.

Incluir plantas na decoração é uma ótima opção para dar uma valorizada nos ambientes sem fazer um grande investimento e sem precisar trocar os móveis, cores das paredes ou até mudar de casa ou apartamento.

plantas em vasos marrons

Mas antes de sair por aí comprando muitas mudas, é importante saber que as plantinhas precisam ter contato com o sol ou luz natural, por isso, é preciso escolher locais próximos a janelas e varandas para colocá-las.

Além disso, observe o tamanho da planta escolhida e a possibilidade de crescimento, para que caiba no espaço e não haja problemas futuros. Verifique se tem espaço suficiente para posicionar os vasos e se eles vão atrapalhar na circulação de pessoas no ambiente.

Identifique o material do móvel que estará próximo ao vaso. Considere se as características causam danos às plantas ou se as plantas causam algum dano aos móveis, a ideia é incluí-las no ambiente, mas sem interferir no que já existe nele.

Na hora de escolher, busque saber se as plantas são venenosas, tóxicas ou se trazem algum outro perigo, como espinhos ou odor, especialmente se tiver crianças e animais onde você mora.

plantas como opção de decoração

Leia Também: A cultura do cancelamento: os efeitos, as consequências e a intolerância

Depois dessas informações, mostraremos a vocês algumas das espécies mais comuns para se ter em casa. Veja abaixo:

Cactos:

Os cactos são um clássico, por serem fáceis de cuidar. Eles podem ter vários tamanhos e devem ser regados uma vez por semana ou nos dias mais úmidos. Os arbustos gostam de sol e calor, logo, são ótimos para serem colocados próximos às janelas, portas de entrada e áreas de serviço.

cactos

Costela-de-Adão:

A costela-de-Adão vem se tornando a queridinha nas decorações, especialmente por causa de suas folhas, que dão um ar tropical ao design. É uma planta charmosa e fácil de cuidar. Ela pode ficar tanto em um ambiente com muita luz como também na meia-sombra. O ideal é sempre manter a terra úmida e borrifar água periodicamente. 

costela-de-Adão

Samambaia:

As samambaias são um clássico de plantas para decoração da casa. Dão um toque especial e trazem um verde para o ambiente escolhido. Ideal para ser colocada em vasos aéreos, mas também podem ser posicionadas em prateleiras ou mesas. As samambaias não gostam de sol, mas se dão bem em ambientes quentes.

samambaias

Bambu Areca:

O Bambu Areca é uma espécie de palmeira que fica linda em salas de estar. Também conhecida como palmeira-areca, cresce com facilidade e traz um efeito incrível. As folhas são grandes e crescem rapidamente, por isso precisa ser podadas, às vezes.

opção de plantas - bambu areca

Espada de São Jorge:

Caso você esteja pensando em algo pequeno e que se adapta facilmente ao ambiente, a Lança ou Espada de São Jorge é uma ótima opção. Além de ser vertical, ela possui formato que se encaixa de maneira muito compacta aos espaços limitados de sua casa. 

É muito resistente e exige pouca manutenção, as regas são espaçadas, excelente para quem viaja bastante e passa dias fora de casa.

espada-de-são-jorge

Bambu-da-sorte:

O bambu-da-sorte, além da beleza natural, trata-se de uma planta com características místicas, que atrai boas energias e prosperidade para o lar. Com relação aos cuidados, a espécie gosta de meia-sombra e não suporta luz direta, por isso, procure o melhor local para colocá-la.

Bambu da sorte

Jiboia:

Essa planta é perfeita para ser cultivada em ambientes internos e suspensos, para que ganhe a forma uma cascata verde. A jiboia possui folhas em formato de coração e deve ser regada duas vezes por semana para se manter viva e bonita.

plantas - cascata jiboia

Pode ser que na hora de escolher as plantas, você se interesse por outras espécies, mas o importante é decorar sua casa e trazer um pouco de verde pra dentro do seu lar.

Fotos: Pinterest

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X