Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

O que você faria se não pudesse falhar?

Publicado em

Você deveria ser legal com os gênios. De fato, eu ousaria dizer, que se você ainda não tem um gênio em sua vida, deveria conseguir um. Os gênios ou as pessoas extremamente inteligentes e criativas é que mudam o mundo.

Andei lendo sobre um local mágico chamado DARPA, uma espécie de instituto de desenvolvimento científico, onde cientistas e engenheiros desafiam o impossível e se recusam a ter medo de falhar.

Bem, essas duas ideias estão conectadas, mais do que você pode perceber, porque quando você remove o medo de falhar, coisas impossíveis de repente tornam-se possíveis.

Continua depois da publicidade

Se você quer saber como, faça a si mesmo esta pergunta: o que você tentaria fazer se soubesse que não poderia falhar?

Leia também: Como conseguir um emprego em tempo de crise

Se, de fato, fizer a si mesmo esta pergunta, dificilmente você se sentirá confortável. Eu me sinto um pouco desconfortável. Porque quando nos perguntamos isso, começamos a entender como o medo de falhar nos refreia, como ele nos restringe ao tentar grandes coisas, e a vida se torna enfadonha, coisas espetaculares param de acontecer.

Você quer ter um cérebro básico ou um super cérebro? - Movimento Perfeito

Claro, boas coisas acontecem, mas coisas espetaculares param de acontecer.

“O que você tentaria fazer se soubesse que não poderia falhar?”

Essa pergunta, Regina Dugan, diretora da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa), vive fazendo aos seus mentorados, como forma de desafiá-los a ir além do possível.

Assisti por vídeo uma de suas impressionantes palestras, onde ela descreve alguns dos projetos extraordinários — um beija-flor robótico, um braço protético controlado por pensamento, e, bem, a Internet — que a agência dela criou por não temer que pudessem falhar.

Meu Papel de Parede Grátis - Papel de Parede de Fantasia : Beija-Flor  Mecânico

E, agora pergunto a você: o que faria se tivesse a certeza de que não pode falhar?

Está comprovado que o medo de errar e ser criticado são os responsáveis pelo fracasso da maioria dos projetos.

Isso é mais do que ter fé. Não há nada de religioso nisso. É apenas o desenvolvimento de um traço de personalidade importante, que todo mundo precisa para alcançar o sucesso e a realização pessoal e profissional: a autoconfiança.

Por que a autoconfiança no trabalho é muito importante? - Portal

Se existe o conhecimento e um forte desejo de fazer, então lance-se ao desafio e faça, como se somente o resultado positivo fosse possível.

Não estou dizendo que algumas coisas não vão sair como desejamos, mas posso apostar que os resultados em muitos casos superarão suas expectativas.

O medo de falhar é o grande empecilho entre você e grandes feitos. Por isso, não permita que esse aniquilador de potencial entre na sua mente.

Se gostou desse artigo, curta e compartilhe.

Fique melhor a cada respiração!

Por: JB Santos

José Baptista Santos é Graduado em Marketing pela UNINORTE – Laureate International Universities, Pós-graduando em Neurociência e Conselheiro da Câmara Brasileira de Cultura e tem seis livros publicados pela Editora LUZAZUL.

Contados: Facebook: jbsabtosmaster Instagram:@ibedc.oficial WhatsApp: (92) 98201-2859

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X