Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

O Poder da Imaginação

Publicado em

Nos primeiros ciclos da nossa vida, de formação da nossa personalidade, desenvolvemos nosso potencial cognitivo. Uma das primeiras habilidades do nosso cérebro se concentra em formar imagens mentais.

É quando começamos a brincar com o nosso rico universo imaginário, vendo, ouvindo e sentindo a partir da nossa preciosa imaginação. É uma fase de nossas vidas quando a imaginação está muito ativa, assim como nossa suscetibilidade em formar memórias originais das emoções envolvidas nas aventuras, na convivência com os pais e professores ou pela repetição de atividades.

Cabe aqui um alerta à mamãe, ao papai e aos professores primários: vocês têm muito poder e influência sobre a mente das crianças, use esse prestígio com sabedoria. Vocês instalam programinhas bons, mas, embora sem ter essa intenção, instalam também vários programas que poderão bloquear emocionalmente um adulto em várias áreas de sua vida.

Continua depois da publicidade

Leia também: O Poder da Ressignificação

Importante compreendermos: tanto em uma sala de aula como num ambiente familiar, estamos todos aprendendo.

Imagem: Reprodução

No segundo setênio, muitos jovens abandonam quase por completo o uso da imaginação, enquanto alguns fazem o uso de uma maneira muito criativa. Novamente os pais podem exercer um papel muito importante nessa fase de desenvolvimento e descobertas pela qual passamos todos nós.

Enquanto alguns pais incentivam os filhos a soltar a imaginação, outros reprimem, fazendo com que os filhos inibam sua criatividade e imaginação. Na verdade, todos nós podemos ter alguma imaginação reprimida.

Você sabe como descobrir isso? – Quando você, mesmo tendo muita força de vontade e pensamento positivo, não consegue ter êxito em alguma área da sua vida.

A imaginação é muito mais poderosa que a força de vontade e o pensamento positivo. Numa situação em que haja conflito entre eles, a imaginação vencerá sempre.

Imagine uma fita de travessia, de 5 metros de comprimento, fixada a 50cm do chão.

Desafie algumas pessoas a atravessarem de um lado para o outro. Agora coloque esta mesma fita, entre dois prédios num altura de 100m do chão. Ofereça todo equipamento de segurança e proteção e peça para as mesmas pessoas que atravessaram a 50cm do chão para refazerem a travessia e veja o que acontece.

Não será pela falta de força de vontade que muitos daqueles que atravessaram, brincando, a 50cm do chão não terão coragem para repetir o feito a 100m de altura, será a imaginação em sua mente que irá bloquear o corpo.

Imagem: Reprodução

Nossa mente inconsciente não distingue o que estamos imaginando, vendo, ouvindo e sentindo através da nossa imaginação, do que está realmente acontecendo. Por outro lado, nossa mente é fecundada por ideias, tudo que hoje tem forma no mundo material, passou antes, na forma de pensamento, projetos, pela mente de alguém.

“Imaginação é a força mais maravilhosa, milagrosa, inconcebivelmente poderosa que o mundo já conheceu.” Napoleon Hill.

“A imaginação é a metade da doença; A calma e a serenidade é a metade do remédio; A paciência é o primeiro passo para a cura.” Avicena – médico e filósofo Persa.

Por: José Eduardo Tófoli

Autor do livro “O que te impede de Viver Feliz?” e “Farol da Sabedoria.”
Youtube: JOSÉ EDUARDO TÓFOLI
Instagram: @joseeduardotofoli – E-mail: [email protected]

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em