Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

O Poder da Imaginação – Parte II

Publicado em

O poder criativo que a mente tem de transformar a imaginação em realidade é fascinante.

Algumas pessoas utilizam com maestria esse poder fabuloso, criativo, milagroso, enquanto outras pessoas, infelizmente, devido a frustrações, decepções, repressões ao longo da jornada de vida ou até mesmo devido as crenças, acabam inibindo esse talento maravilhoso.

Antes de tomar forma, tudo que existe no mundo artificial tem origem no campo das ideias, na mente criadora. A mente cria, o corpo segue as instruções. Como vimos na primeira parte desta matéria, nossa mente é fecundada por ideias, se não forem nossas, serão de outras pessoas.

Continua depois da publicidade

Imagem: Reprodução

Você já ouviu falar do ovo de cuco? Ele põe o ovo no ninho de outro pássaro, que cuida do ovo e cria o pássaro como se fosse dele, até que ele voe do ninho.

Leia também: O Poder da Imaginação

Sabe a diferença entre imaginação e fantasia?

Imaginação é ativa enquanto a fantasia, que muitas vezes alimentamos na nossa mente, é passiva. São energias que estou canalizando para ideias que se tornarão projetos, realidade, no caso da imaginação ou ficarão somente no campo das ideias e nunca serão colocadas em prática, no caso das fantasias.

Vitimização é uma das piores fantasias, é um comportamento que vicia, fique alerta.

Para que os pensamentos e ideias não se tornem uma fantasia em sua mente, tens que criar a partir de um modelo, um protótipo bem definido do que você quer como produto final. Inclusive sobre a construção de si mesmo, pois somos obras inacabadas.

A energia vai para onde vai a sua atenção, vivemos num momento da humanidade que oportunidades para distração ocorrem a todo instante. Coloque foco, atenção e intenção nas suas ideias. A atenção energiza e a intenção transforma.

Imagem: Reprodução

Você sabia que a imaginação, através da visualização constante, aumenta seu poder de receber inspiração, insights e de criar?

Gênios criativos da história, como Tesla, Da Vinci, Einstein, utilizavam a imaginação e habilidade de visualizar na mente o que queriam materializado. Eles conseguiam ver, ouvir e sentir em sua mente, o produto final de sua invenção com uma precisão impressionante.

Abuse da sua imaginação, mas fique alerta. A imaginação é neutra, mas o significado que damos a tudo que experienciamos não o é. Exemplos são nossos medos exacerbados que ocorrem por uma má utilização da imaginação – a falta de memória é sinal de pouca imaginação – a preocupação é uma má gestão da imaginação etc.

Uma firme decisão no plano mental + perseverança e constância no plano físico = êxito.

De 0 a 10, qual o seu potencial de imaginar coisas positivas para si, mesmo estando num cenário desfavorável?

“A imaginação causa sentimentos como desejo, prazer, temor e dor. Se não controlarmos, eles agitam nossa alma fazendo com que ela se perca.” Ficino.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.” Einstein.

“A lógica te levará de A até B. A imaginação te levará a todos os lugares.” Einstein.

Por: José Eduardo Tófoli

Autor do livro “O que te impede de Viver Feliz?” e “Farol da Sabedoria.”
Youtube: JOSÉ EDUARDO TÓFOLI
Instagram: @joseeduardotofoli – E-mail: [email protected]

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em