EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish
terça-feira 07

de

abril

Menu

Na China foram criados diversos vírus para o mundo. Por quê?

Na China começou diversos outros vírus ao redor do mundo, mas pra saber o porquê, precisamos lembrar alguns fatos históricos de lá.

Na China começou diversos outros vírus ao redor do mundo, mas pra saber o porquê, precisamos lembrar alguns fatos históricos de lá.

  • 1970

O regime comunista chinês controlava minuciosamente a produção de alimento para a população. 900 milhões de pessoas viviam na China e alimentar todas elas se tornou um desafio enorme para o governo. Com isso, 36 milhões morreram de fome e logo viram que algo precisava ser feito.

  • 1978

China entre em colapso total na produção alimentar. Sem alternativa, o governo permite que grandes empresas assumam a produção de alimentos em larga escala que dominaram o comércio de aves e suínos.

O pequeno produtor não tinha como concorrer. Então, o que fazer para disputar com essas empresas? Criar um pequeno comércio de animais selvagens.

  • 1988

O governo, percebendo o aumento na comercialização de animais selvagens, cria uma lei que mudaria tudo: “os recursos da vida selvagem pertencem ao estado. O estado protege as pessoas envolvidas no desenvolvimento ou utilização da vida selvagem.”

Ou seja: Os animais selvagens são nossos e vocês podem usá-los à vontade. Com isso, o ramo explodiu! Agora, existem fazendas de ursos com mais de mil animais criados em cativeiro.

Sabemos que diversas doenças humanas causadas por vírus vieram de animais.

A China é o estopim para os vírus. Por quê?
CAMELO = MERS

A China é o estopim para os vírus. Por quê?
MACACO = HIV

A China é o estopim para os vírus. Por quê?
MORCEGO = EBOLA

A China é o estopim para os vírus. Por quê?
PORCO E FRANGO = GRIPE

Tornando os vírus experts em sofrerem mutações e migrarem. Animais selvagens de diferentes espécies podiam agora serem vendidos lado a lado, em grandes mercados por toda a China.

  • 2002

Coronavírus surge em um mercado em Foshan e se espalha para 29 países.

Vindo do Civeta, mamífero original da África/Asia e tinha em suas glândulas anais uma substância chamada almíscar, que era usada para a produção de perfumes.

Logo em seguida, o governo chinês proíbe a venda do animal.

  • 2016

Alguns anos depois, o governo chinês autoriza novamente a venda do Civeta e mais 54 espécies. Com isso, o Pangolim também se encontra no catálogo de animais no comércio da China.

  • 2019

Novo coronavírus, a Covid-19 proveniente do morcego e do pangolim, chega em 127 países.

Na natureza, esse encontro e transmissão do vírus seria impossível de acontecer.

POR QUE O COMÉRCIO DE ANIMAIS SELVAGENS AINDA EXISTE?

A maior parte dos chineses, embora os criem, não consomem esses animais. Mas, uma minoria com alto poder aquisitivo e influência mantém o interesse no comércio.

Mesmo o ramo arrecadando milhões por ano, o ganho financeiro é insignificante diante de outras fontes de renda.

PANDEMIA DE COVID-19

Nos mostra que somos frágeis, que estamos interligados, que fronteiras são apenas linhas geográficas criadas pelo homem. Nos ensina que o sistema econômico não está acima os caprichos da biologia e que o importante desequilíbrio homem-meio ambiente custará caro para todos. Para alguns, o maior preço a ser pago: A VIDA!

Precisamos reaprender a forma como vivemos no mundo.

Leia também: Instagram: dicas para dar uma melhorada no seu perfil

Matheus Rocha
A conduta define o homem.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em

X