EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish
sexta-feira 10

de

abril

Menu

Existe algo além do seu limite?

"Ultrapassar os limites não é um erro menor do que ficar aquém deles” Confúcio

Em 1901 um atleta chamado Peter O´Connor, da Irlanda fez um salto que na época lhe rendeu o recorde mundial e foi reconhecido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) 

Lembre-se que até 1901 nenhum ser humano do planeta conseguia saltar 7,61m; ele se tornou único. 

Agora lhe pergunto: esse feito foi superado posteriormente? A resposta é: Sim. Gradativamente inúmeros recordes foram sendo registrados com maior distância até os dias atuais nesse tipo de salto. 

O quero dizer com isso é que haverá a possibilidade de superação, pois temos a capacidade de evoluir.  

Não importa se o título foi de maior velocidade, maior números de gols ou melhor performance, existirá alguém para superar a marca anterior. 

E por que isso ocorre?  

Quando alguém chega ao limite (nunca foi feito), ele cria um número, e o que era impossível será apenas uma referência, esse número passou a ser uma meta, um objetivo que alguém já fez e que não é mais um sonho a ser realizado. 

O que os campeões fazem de diferente? Podemos então aplicar esse conceito a nossa vida? Existe uma maneira de sermos “vencedores” no nosso dia a dia comum? 

Claro que sim, alegre-se!  

Basta entendermos que os atletas de alta performance têm algo em comum, chamaremos de aprimoramento; eles sabem que para superar a marca anterior precisam se preparar, treinar exaustivamente, buscar superar a si mesmos, esforçam-se mais, entendem qual fórmula foi aplicada para aquela marca, e quais condições tem que buscar para conseguirem seus objetivos, criam metas claras, alimentam-se de acordo e sabem que não existe aleatoriedade ou apenar “sorte” para o que querem atingir. 

Para conseguir superar um obstáculo, não basta querermos ser melhor do que alguém, temos que entender que a maior disputa está dentro e não fora. 

O nosso maior concorrente está no reflexo do espelho, somos nós mesmos, pode acreditar. 

Para conseguir ter alta performance em qualquer área da vida, precisamos de superação, ir contra nossas possíveis limitações, medos, receios, questionamentos ou incapacidades. 

O problema não está em não termos o tão famoso “sucesso”, está em desistir. Não parar significa ir além, depois do cansaço, um passo adiante do limite que colocamos, quem disse que não somos capazes de conseguir nos aprimorar cada vez mais. Somos únicos, exclusivos e inigualáveis nesse planeta, ninguém tem a “sua” marca pessoal, isso, porque o seu potencial ainda nem foi totalmente conhecido. 

Provavelmente você conhece alguém ou você mesmo que realizou algo maravilhoso que não seria possível se não fosse exclusivamente a capacidade de ir além do limite. 

A maior força da conquista está na constância, no hábito do treino, torne-se excelente no que faz, domine todas as possibilidades, não desista na primeira chuva, ou quando a adversidade vier, supere-se, torne-se, mova-se e conquiste o mérito que desejar, supere-se e jamais se compare. 

Acredite, lute, conquiste, você já é um vencedor. 

Por: Júnior Uchôa 

Sobre o Autor: Graduado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza UNIFOR, Coach e membro da SBC- Sociedade Brasileira de Coaching, orador Master pelo IBEDC, Empresário, Palestrante e Escritor.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais sobre
X