EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Hidratação com babosa: Aprenda a usar essa planta milagrosa nos cabelos

A planta também conhecida como aloe vera pode ajudar e muito na sua rotina de beleza

Publicado em

A hidratação com babosa faz parte da nossa cultura há tempos – talvez do tempo da sua avó, e permanece até hoje graças aos seus resultados milagroso, já que ela promete fios mais forte, brilhosos e ainda auxilia no crescimento dos cabelos.

Conhecida também como aloe vera, essa folha originária do norte da África é rica em vitaminas, minerais e pode ser usada em qualquer tipo de cabelo.

O Blog Pajaris reuniu as melhores dicas de máscara e um passo a passo de como hidratar seus cabelos, além de contar os benefícios da babosa.

Quais são os benefícios da babosa?

Continua depois da publicidade

Hidratação com babosa:
Hidratação com babosa (Foto: Reprodução)

Entre os benefícios da babosa no cabelo está a capacidade de hidratação. Suas propriedades regeneradoras  trabalham como um antioxidante natural, que consegue reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos fios danificados.

Por isso, a hidratação com babosa é excelente para quem está com o cabelo muito ressecado e danificado, seja por falta de cuidados ou uso de química.

O aloe vera vem da família Liliacee, um grupo de plantas suculentas repletas de suco, nutrientes e polissacarídeos. Eles podem crescer até 80 cm de altura e 1 m de largura e suas folhas grossas contêm o altamente apreciado gel de aloe vera.

Ela é uma planta semidesértica que floresce em climas quentes e secos. É utilizado desde tempos imemoriais como tratamento medicinal e cosmético para queimaduras. Como na maioria dos cactos, as folhas de aloe vera contêm 99% de água.

Acrescente a isso a seus 200 poderosos ingredientes ativos, incluindo 12 vitaminas, 20 minerais, 18 aminoácidos, enzimas e proteínas. Pronto, você tem o composto certo para hidratar cabelo.

Hidratação babosa
Hidratação com babosa (Foto: Reprodução)

Em outras palavras, ela é uma das plantas mais incríveis da Terra! Portanto, devido às suas propriedades terapêuticas, que agem como lubrificantes, a babosa recondiciona cabelos secos e quebradiços, ou seja, funciona como um condicionador natural, capaz de tornar os fios mais hidratados, brilhantes e macios.

Crescimento capilar com babosa

Hidratação com babosa: aprenda a usar essa planta milagrosa nos ...
Hidratação com babosa (Foto: Reprodução)

Além disso, a hidratação com babosa também está associada com o crescimento capilar, devido à presença de diversas vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para a saúde dos fios.

A aloe vera também age como um protetor solar, minimizando a ação dos raios UV no couro cabeludo. Esse poderoso hidratante natural irá fortalecer seus cabelos e dar mais brilho e vida.

Hidratação com babosa para cabelo cacheado

O que não faltam são opções de receitinhas para você fazer em casa sem gastar muito. Se você tem cabelo cacheado, essa receita com babosa com certeza vai se tornar a sua queridinha, isso porque, a planta proporciona  maciez as molinhas que por si só já são mais ressecadas por causa do seu formato em espiral.

Como fazer hidratação com babosa

Babosa
Babosa (Foto: Reprodução)

As receitinhas caseiras que usam o produto para hidratar são muito famosas entre as brasileiras, e perfeitas para usar no cronograma capilar. Afinal, são baratas e práticas.

  1. Primeiramente, corte a parte externa e verde da folha para obter o gel da folha, que possui aparência viscosa e incolor. Essa parte é a que vamos usar, pois ali se constitui, principalmente, de água e polissacarídeos, além de 70 outros componentes.
  2. Corte em pedaços e bata em um mixer ou no liquidificador. Este processo leva o gel a virar uma substância líquida.
  3. Aplique em toda extensão dos fios após lavar os cabelos e enxágue após 10 minutos
  4. Use uma vez por semana
  5. Atenção grávidas e lactantes: é melhor não usar a babosa porque ainda não há estudos de comprovação de uso seguro da planta.

3 Receitas caseiras com babosa para o cabelo

Você também pode incorporar a aloe vera em outros métodos de hidratação. Esse cuidado com o cabelo, além de devolver todos os nutrientes perdidos para a fibra capilar, previne o ressecamento, acaba com as pontas duplas, ajuda no crescimento e ainda previne os fios de futuras agressões.

Hidratação com Babosa
Receitas para hidratação com Babosa (Foto: Reprodução)

Para dar brilho: babosa e iogurte

Prepare uma mistura com 3 colheres de babosa fresca, 2 colheres de chá de iogurte natural, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de azeite. Misture bem e aplique nos cabelos, mas deixe longe do couro cabeludo.  Deixe agir por meia hora e lave. Além de ser ideal para hidratar cabelo, essa máscara ajuda a restaurar o brilho natural dos dos e também funciona bem para se livrar da caspa.

Condicionamento profundo: babosa e óleo de coco

Em um recipiente, adicione duas colheres de chá de aloe vera fresco,  uma colher de chá de mel e três colheres de chá de óleo de coco. Leve a mistura aos cabelos, massageando bem, e depois deixe descansar por meia hora. Finalize com seu xampu e condicionador. Esta máscara condicionará profundamente os cabelos secos e sem brilho.

Contra caspa: babosa e vinagre de maçã

Junte uma xícara de aloe vera fresco, uma colher de chá de mel e duas colheres de chá de vinagre de maçã. Misture bem e aplique generosamente no cabelo e no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e depois lave com xampu. Faça isso duas vezes por mês e livre-se da caspa!

Fonte: Blog Pajaris

Leia Também: Descubra como escolher os melhores móveis para quarto

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X