Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Estudo brasileiro identifica Covid-19 por raio-X com 90% de eficácia

Publicado em

Pesquisadores da começaram um estudo para que o diagnóstico da Covid-19 possa ser feito com raio-x do pulmão.

Ao usar inteligência artificial, é possível analisar as radiografias e, assim, identificar a doença com 90% de assertividade. 

A pesquisa é desenvolvida por participantes do programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão (UTFPR-CM).

Continua depois da publicidade

Leia também: Os perigos da hipertensão e como evitar sua ocorrência

De acordo com os pesquisadores, o sistema desenvolvido para essas análises utiliza a inteligência artificial para analisar radiografias de tórax de pacientes com pneumonia.

Após realizarem os testes com fotos e dados de três fontes diferentes, o sistema conseguiu identificar o diagnóstico da Covid-19 em 90% das vezes.

A identificação ocorre porque, segundo a equipe de pesquisa, é possível extrair uma série de características das radiografias, assim como textura dos microrganismos responsáveis pela pneumonia.

Os resultados do projeto foram divulgados em um artigo científico, publicado na revista científica internacional Computer Methods and Programs in Biomedicine.

Fonte: CNN Brasil

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X