EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Entrevista com o Coaching e Palestrante Júnior Uchôa

Publicado em

Empresas de vários tamanhos e seguimentos estão procurando ajuda de Coaching com o intuito de motivar suas equipes sejam elas: operacionais, administrativas e principalmente marketing.

Na oportunidade entrevistamos em nosso estúdio o Coaching e Palestrante Júnior Uchôa, que nos fala um pouco de si e de seus treinamentos e palestras.

RT: Bem vindo Júnior Uchôa para esse bate papo com a nossa equipe

Júnior Uchoa (JrU): Devo dizer que fico imensamente feliz em poder fazer essa entrevista, e ainda realizar o que amo muito que é levar positividade e mudança de vida para as pessoas.

RT: Quem é Junior Uchôa?

JrU: Nasci em Maringá no Paraná e fui criado no Ceará, meus pais ainda moram lá, eu trabalhava em uma empresa de telecomunicações em Fortaleza, quando fui transferido para Manaus onde resido atualmente com a minha esposa. Sou formado em Administração, com MBA em Gestão empresarial, fiz um curso de Coaching pela SBCoaching em São Paulo e hoje me dedico mais a essa formação é onde consigo aplicar com maior eficiência alguns métodos bem práticos para mudar o mindset das pessoas, ou seja, tento mudar o mundo para melhor com a minha pequena contribuição.

Entrevista com o Coaching e Palestrante Júnior Uchôa – Foto: Reprodução

RT: Agora explica para a gente o que seria esse mindset?

JrU: Traduzindo seria uma “configuração da mente”, é a forma como organizamos nossos pensamentos, existe uma relação direta entre a mente humana e o comportamento social das pessoas, as emoções estão relacionadas aos sentimentos e tudo isso impactará no nosso convívio social, seja no trabalho, em casa ou com os amigos.

Não adianta simplesmente querer mudar os outros se não conseguirmos mudar a nós mesmos, a resposta está em como nos comportamos diante de uma situação seja positiva ou negativa.

Diz sobre como você reage aos acontecimentos a sua volta, o mindset fará você ter equilíbrio e consciência do seu potencial e de suas possíveis limitações.

RT: Mas Junior qualquer pessoa poderá mudar de vida, simplesmente aplicando esse método? Ou existe alguma técnica especifica? Por onde devemos começar?

JrU: Existe um processo, temos que analisar por onde iremos começar, geralmente faço sessões individuais onde iremos avaliar o coachee e saber quais as crenças, bloqueios e limitações ele tem e perceber quais suas potencialidades, aptidões e talentos, em geral existe um ponto de partida e um objetivo a ser atingido, uma meta praticamente.

Foto: Reprodução

Ele precisa querer mudar, não tenho esse poder de transformação, a maior mudança sempre será interna, temos exercícios que chamamos de power script onde através dessas sessões poderemos fazer a explicação do que está acontecendo e a tarefa de casa para ser cumprida pelo coachee.

RT: Qual a diferença entre as palavras? Pois você falou coach, coachee e coaching.

JrU: Boa pergunta, Coach é o profissional que atua, coachee é o cliente ou estudante de coaching que é o método propriamente dito. Resumindo: eu sou o Coach que ajuda o Coachee através da ferramenta de Coaching para que ele possa mudar de vida.

RT: Somente um Coach poderá fazer esse tipo de procedimento? Ou existe outro tipo de profissional?

JrU: A formação em Coaching nos dá a capacidade de análise através de perguntas poderosas que vão diretamente ao confronto da situação, não somos autorizados a prescrever medicação ou qualquer outro meio que entre na esfera da medicina, cabe ao médico psiquiatra esse tipo de tratamento, no nosso caso, somos apenas um” treinador”, que avalia e sugere um método para ser colocado em prática e que trará resultados significativos na vida da pessoa. Usamos técnicas já experimentadas e comprovadas cientificamente.

Foto: Reprodução

RT: Como funciona as Sessões de coaching?

O programa de coaching consiste em uma rota de ação com tarefas divididas em três etapas: início, realização e verificação. Temos alguns métodos de aprendizado, vou citar um como exemplo o modelo do trabalho de Alexander e Whitmore, chamado GROW:

01: Definição de metas para curto e longo prazo.

02: Verificação da realidade para explorar situação atual.

03: Opções e estratégias atuais de ações em curso.

04: O que deve ser feito, quando, por quem, e a vontade de fazer.

O coach irá orientar para que você possa desenvolver e desbloquear seu potencial pessoal e assumir o controle de sua própria vida, ou seja, tornar-se líder do seu sucesso, aplicaremos de acordo com a sua necessidade um método diferente e eficiente.

RT: Além do Coach, você faz algum tipo de palestra ou seminário?

JrU: Sim, temos andado em algumas partes do Brasil, desenvolvemos um método chamado S.I.M. (Sistema de Interação e Mudanças) é uma mensagem de otimismo e transformação, uma palestra simples que para muitas pessoas era a motivação que precisavam para gerar a iniciativa para a mudança de vida.

Foto: Reprodução

RT: Com toda a experiencia que você tem, na maioria das vezes o que faz a pessoa querer mudar de vida?

JrU: As perguntas certas têm o “poder” de transformação, vou te dar um exemplo: Se você pudesse mudar algo no seu passado, o que mudaria?

Não precisa responder, agora olha a capacidade que essa pergunta tem de fazer a pessoa lembrar de algum erro que ela mesma cometeu e que hoje por experiência de vida, não cometeria novamente, dessa forma ela poderá projetar para o futuro e traçar o próprio destino, ter a consciência do que “errou” no passado para tentar “acertar” daqui para frente.

RT: E o que você considera como erro ou acerto?

JrU: Isso é muito relativo, temos que entender que queremos na maioria das vezes ter razão, e isso gera um confronto com o outro; depende do ponto de vista de cada um, às vezes ambos estão certos ou errados.

Acredito que os acertos são tudo aquilo que conquistamos e que não prejudicou ninguém, e o erro geralmente está nas atitudes que tomamos por reação ou impulso e fará nos arrependermos depois é aquilo que fizemos que de alguma forma impactou negativamente as outras pessoas.

Foto: Reprodução

RT: Junior, você como Coach avalia de que forma as pessoas na sociedade atual?

JrU: A sociedade de hoje nos cobra muito, exige um padrão de comportamento que muitas vezes não condizem com a nossa realidade, basta olharmos para as mídias sociais, lá estão exemplos de vidas “perfeitas” que em alguns casos não retratam a verdade dos fatos e quando nos comparamos criamos parâmetros ilusórios de modo de vida inatingíveis, costumo sempre falar que ninguém sabe o custo dos bastidores para se ter o glamour dos palcos.

Não estou criticando a evolução da tecnologia ou as mídias sociais, apenas acho que ainda não entendemos bem a vantagem da internet em nosso meio e no potencial que poderíamos nos tornar se aplicássemos de forma correta com aprendizado e capacitação.

RT: Feito essa avaliação da sociedade, quais conselhos você daria para nossos leitores?

JrU: Meu conselho para você é que precisa começar a mudar, ter coragem para olhar-se no espelho e saber a sua verdade, a sua realidade, somente você conseguirá mudar a sua PRÓPRIA vida, não culpe os outros por suas insatisfações.

Sei que para algo extraordinário acontecer precisamos ter uma crença inabalável e nunca poderemos desistir da nossa vida, ela é única e preciosa.

Foto: Reprodução

Não se acostume com as coisas que lhe incomodam, procure saber o que ainda não sabe, você é capaz de aprender algo novo a cada dia, que vai gerar uma mudança completa e significativa na sua vida em diversas áreas, seja amorosa, financeira ou educacional.

Para principalmente saberem onde estão e para onde querem ir, ninguém chega a lugar algum se não sabe primeiro aonde está! não falo geograficamente, estou dizendo que cada um de nós tem que ter um propósito; quais são os seus sonhos?

Saber o motivo de acordar todos os dias, a vida não é somente pagar contas; aonde você gostaria de passar o final desse ano com a sua família?

Temos talentos e dons de DEUS que não devem ser esquecidos ou desperdiçados. Comece a mudar e pouco a pouco você perceberá seus resultados acontecendo.

RT: Junior foi um prazer ter você aqui conosco, explicando mais sobre o seu trabalho e tirando algumas dúvidas dos nossos leitores.

JrU: Gratidão pela oportunidade! Gostaria de deixar meu contato nessa entrevista para aquelas pessoas que acreditam que ainda podem mudar de vida, caso alguém queira fazer o coaching individual, será uma satisfação poder ajudar, sei que juntos somos mais fortes e poderemos ir mais longe.

2 COMENTÁRIOS

  1. O que dizer do Uchoa homem íntegro que em suas palavras sempre mostrou que todos precisam abrir suas mentes virá a chave pra podermos mudar de vida.
    Obrigado por tudo vc sempre estará em meu coração.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X