Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Dicas de trabalho remoto por um trabalhador remoto

Publicado em

Estive por vários anos da minha profissão em escritório de agência de criação de site e me habituei a trabalhar em um ambiente em constante movimentação de pessoas, e encharcado com reunião após reunião (a maioria dos quais poderiam ter sido e-mails).

Trabalhar em um escritório tornou-se a norma seja por uma renda extra ou mesmo
pelas mudanças que estamos atravessando desde 2020, e acordar às 5h, preparar-se para o dia e chegar ao trabalho às 7h se tornou praxe. Então em 2020 aconteceu a pandemia do coronavírus e isso logo mudou nossas rotinas – e todos nós precisamos nos ajustar rapidamente.

Eu não tinha escolha a não ser trabalhar em casa e estava animado com a oportunidade, mas sentia muita ansiedade em relação à mudança de funcionário vinculado ao escritório para funcionário remoto.

Continua depois da publicidade

Todo o processo de prestação de serviço em Home-office me deixou à vontade, e eu sabia que adoraria desenvolver sites e prestar meus serviços para uma empresa com visão de futuro. Abracei todos os novos processos e metas que a empresa me propôs a cumprir.

Imagem: Reprodução

Sou muito grato por ter recebido uma oportunidade tão maravilhosa e acredito que o
trabalho remoto é o caminho sem volta para as empresas em todo o mundo e hoje home office é aprovado por 80% dos gestores de empresas no país, diz pesquisa.

Para quem está interessado em trabalhar remotamente, existem alguns desafios que você precisará superar no processo, desde aprender como estruturar o seu dia, até se sentir confiante o suficiente para pedir ajuda aos membros da equipe quando necessário.

Dicas de trabalho remoto por um trabalhador remoto

● Vista-se para o dia de trabalho: muitas pessoas que trabalham em casa podem acabar caindo no “modo pijama”, o que prejudicará seu desempenho no trabalho. Sinto que é importante se preparar para o dia, vestindo roupas que usaria em público, mesmo que esteja trabalhando em casa. A ação de se preparar para o dia impulsiona sua motivação e o coloca no caminho da produtividade.

Imagem: Reprodução

● Estrutura é a chave: trabalhadores remotos podem rapidamente adquirir o hábito de dormir até tarde, já que não têm um escritório para verificar – e isso pode ser uma ladeira escorregadia que leva à complacência e ao  arrependimento. Crie uma programação para a sua semana, cumpra-a o máximo possível e saiba quando começa e quando termina o seu dia de trabalho.

● Crie um ambiente produtivo: se você deseja ser produtivo enquanto trabalha em casa, precisa criar um espaço que o conduza à realização de seu trabalho. Sim, seu sofá confortável pode parecer atraente, mas um espaço de mesa é sempre sua melhor opção quando se trata de criar um ambiente de trabalho produtivo.

● Envolva-se com seus gerentes e colegas : Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar, só porque você não está no mesmo local que seus colegas de equipe ou gerentes não significa que você não faz parte da equipe e está tudo bem peça por ajuda.

Imagem: Reprodução

Descobri que trabalhar em casa cria uma vida profissional mais gratificante, pois me abriu para um pool mundial de talentos e tenho a sorte de fazer parte de uma equipe que incentiva o crescimento.

Meu conselho para aqueles que procuram iniciar uma carreira semelhante é este: seja transparente com seus chefes e colegas de equipe, mantenha as linhas de comunicação abertas, estruture seu dia e separe sua vida doméstica da vida profissional.

Desfrute da liberdade, mas se esforce todos os dias – as recompensas são incríveis.

*Com informação da assessoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em