EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

De funcionário a proprietário: Conheça a história do Podium Lava Car

O empreendedor que usou toda sua experiência e abriu seu próprio negócio

Publicado em

Se pararmos para observar a quantidade de carros que circulam por aí, e levarmos em consideração que eles precisam ser limpos pelo menos uma vez na semana, podemos justificar a grande quantidade de postos de lavagem que estão espalhados por todos os cantos da cidade.

O Portal Tipo Manaus foi conversar com o empresário Macirlei Lopes, que trabalha há 14 anos no ramo  e somente agora após entender as dificuldades do setor criou o Podium Lava Car, e nos ajudou a entender que não basta um local e uma mangueira para começar neste tipo de negócio.

De funcionário a proprietário: Macirlei Lopes abriu o Podium Lava Car
De funcionário a proprietário: Macirlei Lopes abriu o Podium Lava Car

Por que a área de lavagem de carros?

Essa área é o que gosto de fazer e como já tinha experiência, decidi continuar na área e dar prosseguimento em algumas ideias para aplicar melhorias

Como foi seu início nesse ramo? Já existia alguém na sua família que trabalhava nessa área?

Já, o meu irmão foi o pioneiro nessa área! Eu vim trabalhar com ele e surgiu a oportunidade de montar o próprio negócio dele (Lava Jato do Zé), na época meu irmão era funcionário de um lava jato, e nós alugávamos um ponto para trabalhar aos domingos e durante à noite na semana, até que surgiu a oportunidade de alugar outro local, e então criamos o Lava Jato do Zé! Trabalhamos juntos durante sete anos até decidirmos que cada um queria seguir seus próprios objetivos e foi aí que eu criei a minha nova marca, a Podium Lava Car e desde então estou trabalhando e fortalecendo meu nome no ramo.

Você não pensou em outro tipo de negócio?

Na verdade eu era estudante de ciências da computação, queria ser programador, então as coisas começaram a ficar mais pesadas e como eu não tinha dinheiro para seguir nos estudos, tive que parar no 5º período e focar no lado financeiro, e também não estava conseguindo conciliar as duas coisas até porque nesse ramo a gente não para, trabalho de domingo a domingo  uma média de 12h, então se tornava muito cansativo.

Quais são as dificuldades de tomar a frente de um negócio?

Na parte administrativa eu não tive dificuldade, pois já tinha experiência. Já o setor financeiro pesa mais um pouco por conta das despesas, ainda mais quando você desmembra e fica sozinho. Agora estamos conseguindo nossos primeiros contratos, então é mais ou menos uns dois a três anos para ter uma estrutura melhor e grandes resultados.

De funcionário a proprietário: Macirlei Lopes abriu o Podium Lava Car
De funcionário a proprietário: Macirlei Lopes abriu o Podium Lava Car

Como é a sua relação com os funcionários?

Bom, atualmente nossa equipe é de cinco colaboradores que trabalham comigo desde o início, e como já tive a experiência de ser funcionário, eu já sabia como funcionava então trouxe um pouquinho daquilo que tinha passado, mas colocando em prática o lado patrão.

Nesse segmento de lavagem de carros, as questões climáticas influenciam de qual forma?

No verão as pessoas lavam com menos frequência em comparação com o inverno. Se chove dois dias seguidos mas passa três, quatro dias ou até uma semana de sol, existe uma probabilidade maior de o cliente vir lavar o carro, agora se tem duas semanas seguidas de sol quem lavou hoje não vai lavar semana que vem, pois o sujo que fica é superficial (poeira), já com chuva as portas molham por dentro e fica sujo de lama, aí eu te digo que sinceramente eu prefiro o inverno rsrs….

Como os novos clientes chegam até vocês?

A maioria dos nossos clientes são os que me acompanham desde quando trabalhava no lava jato do meu irmão, então eles permanecem comigo, outros são do conhecido “boca a boca”, pessoas que gostam do nosso serviço e indicam para os amigos. Usamos também as redes sociais para atrair novos clientes.

Qual é o diferencial da Podium para as demais do mesmo segmento?

A confiança que conquistamos no mercado, o tempo que levamos para lavar um carro, que dura em média de 15 a 20 minutos (dependendo do movimento no dia), nosso atendimento, as formas de pagamento que são variadas, pensamos como cliente e não como prestador de serviço, todos os detalhes são lembrados, queremos ser reconhecido como um salão de estética do carro.

Pensamos em tudo até no conforto do cliente durante o período que ele fica aguardando seu automóvel ser cuidado.

Podium Lava Car: "Queremos ser reconhecido como um salão de estética do carro"
Podium Lava Car: “Queremos ser reconhecido como um salão de estética do carro”

Quais são esses serviços?

Temos uma sala de espera climatizada com TV a cabo e com Wi-Fi disponível, dispomos também de freezer com bebidas alcóolicas e não alcóolicas, sorvetes, chocolate, salgados (Este serviço é pago), com o propósito de deixarmos nossos clientes o mais confortável possível enquanto aguardam a finalização do serviço.

Além do serviço de lavagem externa, trabalhamos também com polimento no geral, limpeza interna, polimento cristalizado de faróis e vidros entre outras coisas. Costumamos dizer que aqui é um salão de beleza para carros, nosso foco é deixar o automóvel com o aspecto de “acabou de sair da loja”, por isso, trabalhamos muito na finalização e nos mínimos detalhes, não fazemos de qualquer jeito, esse é o nosso diferencial.

Tendo em vista que vários clientes traziam carros de trabalho começamos a imprimir nota para as empresas, tudo de acordo com a legislação, pois toda empresa precisa dessa nota para comprovar que aquele serviço realmente foi executado.

Qual recado você deixa para quem ainda não conhece a Podium Lava Car?

Traga seu veículo para viver essa experiência com a gente, teremos o maior prazer em atendê-los, nosso posto é localizado na rua Alexandre Magno, 339 nº Conjunto Shangrilá – Parque 10 de Novembro, é na rua quase em frente ao supermercado Veneza, na rua do Adolpho, ligue ou fale conosco pelo WhatsApp no número 98408-2861 e siga-nos em nosso perfil no Instagram @podiumlavacar339, aguardamos vocês.

Leia também: Além dos muros: conheça o artista urbano Sanches

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X