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Coronavírus: Orientação para uma melhor saúde mental

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Durante a pandemia de Covid-19, haverá muitas informações sobre o vírus e seus efeitos na saúde mental.

Isso porque o coronavírus e as implicações sociais, financeiras e psicológicas que carrega podem afetar seriamente o bem-estar mental de uma pessoa.

A legislação governamental, a cobertura da mídia de massa e o crescente número global de mortes causarão muito estresse, especialmente para a população idosa, crianças e pessoas com histórico de problemas de saúde mental.

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É de extrema importância que tentemos nos manter o mais serenos que pudermos durante este tempo.

O medo e a ansiedade que assolam a nação são tão contagiosos, senão mais do que a própria doença.

Embora não estejamos de forma alguma diminuindo a gravidade da preocupação física e epidemiológica em torno do coronavírus, é crucial que todos tenham acesso a recursos de saúde mental e estejam informados sobre como podem cuidar de si mesmos e de sua própria saúde mental.

Pessoas com problemas mentais pré-existentes devem continuar a gerenciar e monitorar sua saúde mental. O autocuidado é vital e também é importante tentar reduzir o estresse para nós e para os outros ao nosso redor.

1. Como sua saúde mental pode ser afetada

O coronavírus pode afetar não apenas o seu bem-estar físico, mas também a mental. Como podemos ser instruídos a ficar em casa devido à pandemia, os sintomas de saúde mental podem piorar.

Você pode notar vários problemas de saúde mental, como:

  • Ansiedade aumentada
  • Estresse
  • Verificando excessivamente os sintomas
  • Sentimentos de irritação
  • Insegurança
  • As dores normais vão parecer que você tem o vírus
  • Problemas para dormir
  • Sentimentos de desamparo

Verifique se você apresenta esses sintomas e tente se controlar tanto quanto possível.

2. Coisas para lembrar sobre Covid-19

3. Todos devem tomar medidas de precaução

É fundamental que você tome precauções que possam evitar que você pegue o vírus e o espalhe, se você já apresentar sinais dele.

Aqui estão os cuidados que todos devem tomar neste momento:

  • Lave as mãos com freqüência por pelo menos 20 segundos. Além disso, use desinfetante para as mãos
  • Fique em casa se voce esta doente
  • Evite tocar em seu rosto, especialmente nas áreas da boca e nariz
  • Desinfete maçanetas, interruptores ou qualquer parte de sua casa que possa conter vírus
  • Elabore um plano com sua família. Tente isolar-se dos vizinhos tanto quanto possível e prepare-se para o isolamento dos membros potencialmente doentes
  • Máscaras e coberturas faciais são eficazes, principalmente as máscaras N95 ou N99, no entanto, essas máscaras são caras e contribuem para aterro, então não se preocupe muito com o preço da máscara que você usa
  • Proteja os idosos

4. Planeje ficar em casa

casa
Durante a pandemia COVID-19, as pessoas podem ser instruídas a ficar em casa.

As pessoas também podem trabalhar em casa ou você pode isolar-se para evitar que contraia o vírus. Aqui está o que você deve saber.

  • Encontre um lugar seguro para ficar

Nem todos ficarão felizes em ficar em casa, mas é para o melhor de todos neste momento. No entanto, para alguns, isso não será bom, pois as condições de sua casa podem não ser as melhores.

Veja também: Anti-inflamatório acelera a recuperação de pacientes hospitalizados com Covid-19

Você pode tentar pedir a um amigo ou membro da família que lhe forneça um lugar mais agradável para ficar. É melhor consultar o seu governo e ler os conselhos do governo sobre como ficar em casa.

Além disso, é aconselhável obter ajuda com seus problemas de moradia.

  • Coma bem e beba o suficiente

Neste momento, é fundamental comer bem e beber bastante água. Você deve se esforçar para trazer todos os nutrientes necessários de sua dieta e evitar restaurantes se eles estiverem abertos.

Considere fazer entregas de comida em sua casa ou peça a alguém para deixar a comida em sua casa.

Beber bastante água também é tão importante. Não é bom apenas para sua saúde física, mas também para sua saúde mental.

  • Continue tomando seus medicamentos

É importante que você continue tomando a medicação, mesmo nessa época do coronavírus. Você deve tentar solicitar seus medicamentos para sua casa, e somente encomendá-los em sites confiáveis. Você também pode pedir a outra pessoa para recolher o medicamento para você.

  • Continue com seu tratamento e suporte

Tente continuar com o tratamento que você estava recebendo antes do surto do coronavírus. Com a tecnologia disponível, é possível continuar as sessões com seus terapeutas; eles podem ser feitos por telefone, online ou por texto.

Consulte seu terapeuta sobre o tratamento e peça-lhe para apoiá-lo se você tiver dificuldades sem as sessões individuais.

  • As diretrizes ainda estão sujeitas a mudanças

Como os cientistas ainda estão descobrindo os mistérios em torno da doença COVID-19, algumas mudanças nas diretrizes devem acontecer.

A pandemia pode tomar uma direção diferente e você deve seguir as diretrizes fornecidas pelas instituições médicas em sua área.

  • Sintomas de ansiedade que imitam o coronavírus

Se você sofre de ansiedade e ataques de pânico com frequência, pode começar a pensar que é o novo coronavírus. Verifique os sintomas antes de começar a presumir que é um coronavírus e tente se acalmar.

Depois de perceber que os sintomas do Covid-19 são muito diferentes dos de um ataque de ansiedade, você se sentirá mais à vontade.

Os primeiros sinais de Covid-19 são tosse, dor de garganta, dores de cabeça e febre.

Para ataques de ansiedade, é comum ter batimento cardíaco acelerado, sudorese, náuseas, dor no peito, falta de ar (que às vezes também é um sintoma de coronavírus).

5. Suporte para pessoas com TOC e ansiedade

Se você ou algum membro da sua família sofrer de sintomas de ansiedade ou TOC durante o coronavírus, entre em contato com seu médico ou psiquiatra.

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Eles pedirão que você avalie a situação e quais sintomas você tem. Como não é possível participar de sessões individuais no momento, eles podem marcar uma videochamada com você ou entrar em contato de alguma outra forma.

6. Recursos de apoio à saúde mental

À medida que o auto-isolamento se instala, mais pessoas recorrem a recursos online e digitais para ajudá-las a superar esse período incerto.

Não se esqueça de que existem muitos aplicativos para você baixar para ajudar a mantê-lo em contato com seus entes queridos, e há uma infinidade de recursos de autoajuda online, meditações guiadas, exercícios domésticos, podcasts e artigos online.

Para obter mais informações sobre o suporte durante o coronavírus para problemas de saúde mental, visite este site.

7. Cuidando do seu bem-estar mental

bem-estar corona
Tente tomar todas as medidas possíveis para garantir que sua saúde mental não seja prejudicada durante esse período.

Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar do seu bem-estar mental.

Conecte-se com as pessoas sem conhecê-las

Como você já deve saber, é recomendável ficar em casa e evitar o máximo possível o contato físico com outras pessoas.

Os grupos maiores não deveriam se reunir. Felizmente, com a tecnologia moderna, podemos nos conectar facilmente com outras pessoas online.

Configure uma rotina

Para as pessoas que ficaram em casa durante o surto de Covid-19, pode parecer um pouco caótico ficar em casa por um período tão longo.

Portanto, é importante estabelecermos uma rotina e segui-la para evitar que nos tornemos preguiçosos e deprimidos.

Seria uma ótima ideia traçar um plano e anotá-lo e, então, tentar segui-lo diariamente.

Atividade física é a chave

Tente permanecer o mais ativo possível. Você pode fazer exercícios em casa, mesmo sem equipamento. Tente acompanhar os vídeos online, há muitos recursos para isso.

Além disso, agora você terá tempo para limpar sua casa e fazer suas tarefas, o que é uma boa forma de atividade. Faça caminhadas na natureza e tente sentar-se menos.

Vá para a natureza e pegue um pouco de ar

Obtenha o máximo de luz solar que puder, especialmente se você mora em uma área onde há uma oportunidade de sair para a natureza. Faça caminhadas, tome um pouco de ar fresco e exponha-se ao sol.

Obter vitaminas suficientes não apenas durante o surto de Covid-19, mas em todos os momentos, é crucial para um sistema imunológico mais forte e bem-estar mental.

Trabalhe ou estude em casa

Você pode ser instruído a fazer isso, mas prepare-se adequadamente. Crie um ambiente de trabalho onde você possa se concentrar no seu trabalho. Pode ser difícil fazer isso, especialmente se você tiver filhos para cuidar.

Tente mantê-los o mais ocupados possível – certifique-se de que façam o dever de casa e evite outras crianças. Para funcionários que trabalham em casa, leia tudo sobre seus direitos e pergunte ao empregador sobre as políticas.

Mantenha-se ocupado

Agora que teremos mais tempo para gastar, certifique-se de se manter ocupado. Faça atividades, limpe sua casa, limpe, classifique os arquivos do seu computador, fotos ou qualquer coisa que precise de classificação.

Mantenha seu cérebro desafiado

Leia livros, revistas, artigos, material online, resolva quebra-cabeças ou palavras cruzadas, assista a programas ou filmes, ouça podcasts. Qualquer coisa que mantenha sua mente ocupada e seus pensamentos livres do coronavírus.

Se você começar a se sentir claustrofóbico

Abra suas janelas, saia de casa e tome um pouco de ar fresco. Você pode fazer as tarefas em seu jardim ou até mesmo olhar pela janela com mais frequência para ter uma sensação de espaço. Troque de quarto em que você está frequentemente.

Limite sua dieta de mídia

Ser informado sobre a propagação do coronavírus é útil, embora se preocupar excessivamente com isso não ajude sua saúde mental.

Principalmente se você assiste ao noticiário ou ouve rádio, onde quase a única coisa que se fala é a propagação do Covid-19. Mantenha o equilíbrio entre ser informado e acompanhar excessivamente as notícias.

Muita informação todos os dias pode se tornar estressante. Confira as notícias uma ou duas vezes por dia, o que é mais do que suficiente para receber as últimas notícias.

Além disso, limite o tempo que você gasta em plataformas de mídia social, como Facebook ou Twitter, onde todos compartilham seus pensamentos e sentimentos sobre o novo coronavírus.

Coronavírus e abuso de substâncias

vício coronaSe você estiver se recuperando ou sofrendo de transtornos por abuso de substâncias, é crucial que continue o tratamento, apesar do surto de coronavírus.

Você pode obter medicamentos entregues a você ou pode pedir a um parente ou amigo que os recolha para você.

Pessoas que sofrem de transtornos de abuso de substâncias são mais suscetíveis a doenças e vírus, e isso por causa da falha do sistema imunológico e dos problemas de saúde que são induzidos devido ao transtorno.

Outro problema potencial para quem sofre de abuso de substâncias é que eles podem facilmente ter uma recaída, agora que são forçados a ficar em casa.

Mantenha-se ocupado ao longo do dia e leia as orientações acima. Manter-se forte.

Fonte: Bóris M/Rehab4

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