EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Como o Sars-Cov-2 ataca os pulmões e como o corpo humano derrota o vírus

Em quatro reportagens, o G1 mostra como o corpo luta contra a infecção, o que se espera dos remédios no futuro, quais os desafios com os testes diagnósticos e as perspectivas sobre as vacinas.

Publicado em

O coronavírus Sars-Cov-2 pode provocar grandes danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados.

Em casos mais graves da Covid-19, a síndrome respiratória pode levar a morte. Não há ainda um tratamento para a doença, mas o corpo humano tem mecanismos próprios para lutar contra a infecção.

Em quatro reportagens, o G1 mostra como o corpo se defende do vírus, o que se espera dos remédios no futuro, o que os testes já podem fazer e as perspectivas sobre as vacinas.

1. Como o coronavírus entra no corpo?

O vírus Sars-Cov-2 entra no corpo humano através do contato com fluidos corporais de outras pessoas.

A forma mais comum dessa transmissão é a partir de pequenas gotículas de saliva que vão de um paciente infectado para outro sadio.

De acordo com pneumologista do HCor Fernando Didier, o coronavírus entra no corpo humano normalmente pelas vias aéreas.

As gotículas carregando o vírus entram pelo nariz ou boca e se multiplicam até “estacionar” nos pulmões.

“As células do epitélio respiratório (mucosas) estão sempre muito expostas, afinal, a gente respira e assim o ar vai para dentro com gotículas”, explicou Didier ao G1.

“Elas entram em contato com estas células que são muito vascularizadas e esse processo inteiro pode levar a disseminação do vírus pelo corpo.”

2. O coronavírus pode dar dor de garganta?

O especialista em pneumologia explicou que um dos sintomas da infecção pelo coronavírus é a dor de garganta.

Isso porque o vírus geralmente entra em contato com as mucosas da boca e do nariz e ataca as células dessa região antes de poder avançar para outras partes do corpo, como os pulmões.

Em casos mais graves há uma intensa inflamação pulmonar – isso porque o vírus pode agredir e provocar lesões nos alvéolos, pequenas partes dos pulmões responsáveis pelas trocas gasosas e pela oxigenação do sangue.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X