Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Coma mel e desfrute de 9 benefícios em seu corpo

Da melhora na insônia até nos deixar com os ossos mais fortalecidos, o consumo de mel trará benefícios enormes para a saúde

Publicado em

Além de ser muito gostoso e nutritivo, o mel ainda possui muitos benefícios para nosso organismo. Produto natural, obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha, o alimento tem muitos benefícios. E, nós separamos 9 para te incentivar a começar a consumir.

Antes das dicas, vale ressaltar que o consumo não é indicado para crianças de até 1 ano, pois pode causar o botulismo infantil.

Cicatriza

Até a Segunda Guerra Mundial, ele era bastante usado no tratamento de feridas e infecções, quando aplicado de maneira tópica. Rico em açúcares, o fluido cria um ambiente hiperosmótico, isto é, muito mais concentrado do que o que o cerca, o que significa que ele é capaz de “chupar” a água da bactéria, matando-a.

Continua depois da publicidade

E mais: durante o processo de fabricação, as abelhas operárias adicionam ao néctar um composto chamado glicose oxidase. Quando aplicado à ferida e exposto ao oxigênio do ar, é produzida a hidroxiperoxidase, um poderoso bactericida. Daí ele pôr fim às bactérias.

Acredita-se também que um dos compostos do mel, chamado metilglioxal, provoque a modificação de outros componentes do doce, evitando que as bactérias se proliferem.

Extermina radicais livres

O mel contém uma montanha de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) demonstraram que os mais escuros são os que têm maiores quantidades dessas poderosas substâncias, contendo tanto antioxidante quanto o espinafre, a maçã, a laranja e o morango.

Acalma a tosse

Expectorante, ele diminui a inflamação e suaviza as mucosas irritadas. Cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) demonstraram que ele é mais eficiente para tratar a tosse noturna causada por infecções das vias aéreas superiores do que os xaropes contra a tosse vendidos nas farmácias. A Organização Mundial da Saúde, inclusive, indica o uso de mel como adoçante para pessoas que têm a garganta irritada e tosse.

Melhora a memória

Ele não só ajuda a reduzir a ansiedade, como melhora a memória espacial, ou seja, a habilidade de reconhecer lugares ou situações que você já viveu, segundo estudo da Universidade de Waikato (Nova Zelândia).

Cuida da flora intestinal

Acredite, ele pode ser tão bom para o seu corpo quanto o iogurte. É rico em oligossacarídeos e outros carboidratos que “sobrevivem” à digestão, servindo de fonte de nutrientes para as bac­térias do bem que vivem no intestino.

Combate a insônia

Prepare a tradicional receita para a fal­ta de sono: tome um copo de leite mor­no adoçado com mel. O leite é um dos alimentos mais ricos em triptofano, substância que a ciência já mostrou induzir o sono. Por ser doce, o mel ajuda a acalmar.

Ossos mais fortes

Pesquisa da Universidade de Purdue (EUA) feita com ratos revelou que o mel é capaz de aumentar em 33% a absorção de cálcio. Especula-se que os responsáveis por isso seriam os carboidratos presentes no alimento, principalmente a glicose, a frutose e a rafinose.

Reduz o risco de doenças do coração

É o que afirma um estudo publicado no Journal of Medical Food. Ele não só reduz levemente os níveis do colesterol ruim, o LDL, como diminui os níveis de um composto chamado proteína C reativa, indicador de processos inflamatórios no corpo e do risco de problemas cardíacos.

Diminui os riscos de infecção urinária

Segundo alguns estudos, as bactérias que causam algumas doenças urinárias são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalisproteus species e pseudomonas aeruginosa.

Por: Sportlife

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em