EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish
sexta-feira 10

de

abril

Menu

Chuvas em Manaus | cuidados com a saúde, lixo e ao dirigir

E começa o período de chuvas em Manaus e boa parte da população já está  sentindo seus efeitos. Em média recebemos  mais de 2.300 mm de  chuva por ano, tendo sua maior elevação agora entre dezembro e maio.  O chamado inverno amazônico, onde chove de 18 a 20 dias  durante o mês.

Segundo a Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), ao longo de todo esse período e também com a cheias dos rios, aumentam os riscos da população contrai doenças transmitidas pela água.

Nos primeiros cinco meses do último ano (2019), foram registrados 11 casos de leptospirose e Manaus, além disso, só no primeiro semestre do mesmo ano 108.616 casos de diarreia foram notificados.

Prevenção e cuidados com a Saúde

De acordo com a diretora presidente da FVS- AM, Rosemary Costa Pinto, as secretarias municipais distribuem o hipoclorito de forma gratuita para a população que não recebe água tratada. E o mesmo também pode ser encontrado nas farmácias. “O hipoclorito é um importante aliado para o tratamento da água com a finalidade de evitar o adoecimento por doenças de veiculação hídrica”, acrescentou .

Aedes Aegypti

O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental – AM, Elder Figueira, alerta sobre o período de intensas chuvas na Amazônia e orienta a população a inspecionar os seus imóveis. “A medida preventiva mais simples para o controle do Aedes, é você sempre ficar observando dentro de casa e no quintal, a existência de algum deposito que acumule água e que favoreça a proliferação das larvas do mosquito”, disse ele.

Ele reforça também a importância de cada cidadão, tirar ao  menos 10 minutos por semana para fazer essa vistoria em suas residências, para assim, combater o mosquito e diminuir os números de casos das doenças.

Cuidados com o lixo

Principalmente nesta época, é importante fazer o descarte do seu lixo de forma correta para evitar transtornos futuros, como entupimentos de córregos, alagações e poluição das águas.

É importante também limpar as calhas, retirando as folhas acumuladas para evitar poças de água. Cada pessoa pode ser um vigilante permanente de sua residência, para evitar a grande dependência dos órgãos responsáveis .

Cuidados no trânsito

Dirigir de forma imprudente e incorreta em dias de fortes chuvas pode levar o condutor a causar acidentes ou até mesmo a morte de terceiros. Às vezes,a chuva é tçao forte que acaba prejudicando a visão do motorista. Devemos ter atenção e cuidado redobrado durante as chuvas.

Abaixo temos dicas para direção de veículos em dias de chuva:

  • Dirija sempre com atenção e mantenha as duas mãos no volante;
  • Se a chuva estiver muito forte, pare o veículo em um local seguro;
  • Mantenha o para-brisa em bom estado para limpar os vidros;
  • Mantenha os pneus em boa qualidade, afinal, o estado de conservação dos pneus é fundamental para a estabilidade na pista.
  • Diminua a velocidade e mantenha uma boa distância do veículo da frente;
  • Use os faróis mesmo de dia e à noite, use os faróis de neblina;
  • Cuidado ao frear, para o veículo não sair do controle;
  • Guie-se pelas linhas e tachões luminosos;
  • Cuidado com os pedestres e animais na rua;
  • Tenha muita cautela ao fazer ultrapassagens e tenha cuidado especial nas curvas.

Lembre-se que cada um é responsável por si e pelo o próximo então não custa nada fazermos a nossa parte para alcançar o bem comum.

 

Álvaro Damascenohttp://[email protected]
Amazonense, 20. Graduando em Jornalismo no Centro Universitário Fametro. Amante de fotografia, leitura, escrita e mídias digitais. Ganhador do Prêmio de Melhor Fotografia Artística - Intercom Norte 2019. Editor de Cidade, Saúde & Bem-estar e Tendências.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em

X