Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Chás: Descubra quais são os melhores e todos os seus benefícios

Publicado em

Uma bebida que nasceu na China há mais de dois mil anos a.Cristo, foi adotada por todo o mundo tanto pelo seu sabor quanto pelos seus benefícios. Se trata do chá, que compõe a refeição da manhã ou da tarde e faz parte da rotina de muitas pessoas. Neste artigo, serão falados sobre os melhores chás e suas vantagens para a saúde. 

Muitos chás são conhecidos por acalmar, aquecer e aliviar dores, além de ser muito saboroso. Isso porque essa bebida é uma poderosa fonte de nutrientes para a saúde, que contribui para o bom funcionamento do corpo devido às ervas usadas.

Podendo ser consumido quente ou gelado, os chás têm vantagens que podem causar mudanças impressionantes para o corpo. O mais interessante disso é que os ingredientes para para a produção da bebida são naturais, como:

  • Plantas;
  • Ervas;
  • Flores;
  • Frutas;
  • Especiarias.
Continua depois da publicidade

Confira a seguir os chás que podem trazer mais benefícios à saúde quando consumidos com cautela e adequadamente.

Camomila

O chá de camomila é muito popular, pois ele melhora o quadro de quem sofre com insônia e ansiedade.

A planta, que é o ingrediente principal da bebida, contém uma substância que acalma o sistema nervoso, o que relaxa e contribui para o sono.

Foto: Freepik

Além do sono, o chá de camomila também diminui a ansiedade e alivia o estresse, além de ser muito indicado para tratar de sintomas relacionados a inflamações e problemas estomacais, ajudando na má digestão e tratando de úlceras.

Inclusive, seus benefícios não param por aí, o chá de camomila também alivia enjoos e cólicas menstruais. Tudo isso é possível devido a ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante da bebida, além de vitamina A, potássio, entre outros nutrientes. 

Hortelã

O chá de hortelã também é muito famoso, principalmente pelo seu gosto agradável. 

Contudo, para além do sabor, esse componente também pode trazer vários benefícios para a saúde, como para o estômago e digestão, pois ajuda a equilibrar a produção e concentração do ácido estomacal e das enzimas digestivas que agem nos nutrientes. 

Essa bebida também reduz as flatulências, pois diminui os movimentos peristálticos do intestino. 

Foto: Reprodução

O chá  tem uma boa função expectorante, devido ao mentol contido na hortelã. Isso faz com que melhore as tosses e o congestionamento nasal. 

O sabor refrescante da bebida também pode contribuir para a limpeza natural dos dentes, ajudando quem utiliza aparelho dental invisível, isso porque ajuda a remover os resíduos e ainda traz um bom hálito, até que a escovação possa ser feita.

Mate

A erva-mate é tipicamente sul-americana, frequentemente encontrada no Brasil, Argentina e Paraguai. 

O Rio Grande do Sul é o estado mais conhecido do país pelo seu consumo, como chimarrão ou tereré.

O mate possui nutrientes como vitaminas, cafeína e sais minerais que aumentam a energia e reduz o nível de açúcar no sangue.

Além disso, ela também diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, diminuindo os riscos de problemas cardiovasculares.

Foto: Freepik

A redução do açúcar é importante para o corpo, funcionamento do organismo e também para a saúde bucal. 

Isso porque a sacarose alimenta as bactérias da boca e prejudica o esmalte dental. 

Com isso, pode ocorrer tanto manchas quanto a perda dental. No segundo caso, para quem sofreu esse tipo de problema e não recebeu o tratamento adequado, a odontologia pode resolver com um implante dentário

Hibisco

O chá de hibisco ficou conhecido por ser um aliado para quem deseja perder peso, mas ele também possui propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, que podem fazer bem à saúde em vários aspectos, como:

  • Diminui a pressão arterial;
  • Controle do colesterol;
  • Evita a retenção de líquido;
  • Melhora a saúde do fígado.

Limão

O limão é um ótimo remédio caseiro para desintoxicar e melhorar a imunidade do corpo, já que é rico em potássio e clorofila. Além disso, a fruta ajuda a eliminar as toxinas e diminuir a fadiga do corpo e da mente. 

Além disso, o limão é uma boa fonte de vitamina C, o que contribui para a prisão de ventre, emagrecimento, aparência da pele e proteção dos órgãos. 

Esse chá também pode contribuir para a produção de saliva, que faz a limpeza natural dos dentes e reduz o número de resíduos alimentares contidos nos dentes. 

Com isso, o alimento é muito vantajoso para quem utiliza aparelho invisível, pois ajuda a reduzir as bactérias na cavidade, equilibrar o pH (quando não consumido em excesso) e resistência dental.

Chá escurece os dentes?

O chá pode escurecer ou manchar os dentes. Assim, mesmo sendo altamente saudáveis, é necessário que haja o consumo consciente pois os chás, assim como o café, possuem três elementos que fazem com que os dentes escureçam: ácidos, taninos e cromogêneos. 

Foto: Freepik

Por isso, o ideal é não consumir os chás com tanta frequência, principalmente os de coloração mais forte.

Para quem não consegue ficar sem e já teve alguma alteração na pigmentação dos dentes, também é possível recorrer ao clareamento dental na odontologia para tratar esse tipo de problema.

O clareamento dental pode recuperar a coloração branca dos dentes em até sete vezes e tem duas formas de fazer o procedimento: a laser (no consultório odontológico) ou a partir do uso da moldeira.Fato é que ter dentes mais brancos nunca foi tão acessível.

Além disso, existe outro procedimento odontológico estético que pode melhorar o aspecto da aparência do sorriso, ampliando ainda mais os cuidados com a cavidade, como a lente de contato dental que proporciona alinhamento, simetria e ajuste da coloração.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

*Com informação da Assessoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em