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Aumentar a imunidade: Dicas naturais para melhorar as defesas do corpo

É de extrema importância aumentar a imunidade do corpo para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente e assim evitar possíveis doenças.

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É muito importante manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente, pois é ele o responsável por promover a defesa do nosso organismo. Ademais, a imunidade á a capacidade do organismo de se defender de agentes patológicos, por exemplo, vírus, bactérias ou fungos que causam doenças.

No entanto, quando ela está baixa, o corpo fica mais propenso a doenças, infecções ou gripes e resfriados. Por isso, é bom saber como aumentar a imunidade para manter as defesas do corpo funcionando na prevenção ou no combate a doenças.

Para ajudar a aumentar a imunidade é recomendado adotar uma alimentação rica em nutrientes, minerais e vitaminas, por exemplo, frutas e vegetais. Além de outras substâncias que vão ajudar na manutenção do sistema imunológico como remédios ou suplementos.

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No entanto, deve ser evitado o consumo de alimentos que sejam fontes de gordura, açúcar e de industrializados que tenham corantes e conservantes.

Por fim, manter um estilo de vida mais saudável também ajuda a aumentar a imunidade, fortalecendo o sistema de defesa natural. Por exemplo, não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, dormir de 7 a 8 horas por noite e praticar atividades físicas regularmente.

Basicamente, o sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos responsáveis pela defesa e proteção do nosso organismo contra doenças em geral.  Portanto, quando um microrganismo nocivo invade nosso corpo nos deixando doente, ele entra em ação para combater o vírus, bactéria ou fungo. Dessa forma, trabalhando para que o corpo se cure o mais rápido possível.

Por isso é tão importante fortalecer e aumentar a imunidade através de um estilo de vida mais saudável para manter o equilíbrio do sistema de defesa.

Como saber se a imunidade está baixa

Imagem: Comigo Saúde

O sistema imunológico é composto pela porção branca do sangue, essa parte é responsável pela produção de anticorpos quando o organismo é exposto a algum corpo estranho. Também fazem parte do sistema de defesa a pele e a secreção ácida do estômago, que neutraliza os microrganismos presentes na alimentação, impedindo que desenvolva dentro do nosso corpo.

Portanto, um dos fatores que pode indicar que a pessoa precisa aumentar a imunidade é o fato de estar sempre doente. Por exemplo, apresentar gripes, resfriados e outras infecções virais regularmente.

Ou seja, o sistema de defesa não está funcionando de forma eficiente, facilitando o contágio de doenças, e em alguns casos doenças simples podem até se agravar com facilidade. Entre os sinais mais comuns de que é necessário aumentar a imunidade estão:

  • Infecções constantes
  • Cansaço excessivo
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Náusea
  • Febre e calafrios

No entanto, a imunidade baixa acontece quando há o enfraquecimento do sistema imunológico. Que pode ser causado pela má alimentação, maus hábitos de higiene, fumar, não tomar vacinas necessárias.

Entretanto, durante a gravidez é normal que a imunidade sofra uma queda, pois é uma forma natural do organismo evitar que o corpo rejeite o bebê. Da mesma forma em tratamentos contra o câncer ou contra o vírus HIV.

Algumas doenças como a lúpus, por exemplo, deixam o sistema de defesa menos eficiente deixando o portador da doença doente frequentemente. Assim como pessoas desnutridas e alguns tipos de medicamentos como corticoides, anti-inflamatórios e a dipirona que também diminui a imunidade do corpo.

Como aumentar a imunidade: mudando os hábitos

Imagem: Loyola e Avellar

Primeiramente, uma alimentação saudável rica em nutrientes, minerais e vitaminas são essenciais para multiplicar e manter o bom funcionamento das células de defesa do organismo.

Ademais, devemos evitar o que causa danos ao corpo e o que faz a imunidade baixar, portanto:

  • Não fumar
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica
  • Praticar atividades físicas regularmente
  • Dormir entre 7 e 8 horas por noite
  • Ter momentos para relaxar
  • Se prevenir de doenças infectocontagiosas
  • Tomar banho de sol diariamente sem protetor solar para que o corpo absorva a vitamina D (horários apropriados: até às 10 h da manhã ou depois das 16 horas).
  • Consumir alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes.
  • Evitar o consumo de fast food, alimentos industrializados e comidas congeladas como pizza e lasanha, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo.
  • Não tomar remédios por conta própria.
  • Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias.

Mas, caso tenha uma doença causada por vírus como gripe, por exemplo, é importante evitar lugares públicos fechados para evitar a disseminação.

Ademais, lave as mãos frequentemente com água e sabão e evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas. Para evitar se contaminar ou desenvolver complicações, caso tenha um sistema imunológico mais fraco.

Como aumentar a imunidade: remédios naturais

Imagem: Hipolabor

Uma boa maneira de aumentar a imunidade naturalmente é através de suplemento alimentar em forma de cápsulas que podem ser adquiridos em farmácias, drogarias ou lojas de artigos naturais. Por exemplo:

  • Colostro bovino – rico em enzimas, anticorpos e fatores de crescimento que ajudam a aumentar a imunidade.
  • Sementes de astrágalo – rico em flavonoides que ativam as células de defesa do corpo.
  • Equinácea – eficaz no combate e na recuperação de doenças.
  • Extrato de própolis – estimula as células do sistema imunológico. Além de poder ser usado no tratamento de inflamações agudas e crônicas e em doenças do trato respiratório, úlceras na pele, periodontite e sinusite.

No entanto, apesar de que esses suplementos possam ser adquiridos sem receita médica, é bom procurar orientação do médico antes de consumi-los.

Como aumentar a imunidade: alimentos

1- Frutas cítricas e vegetais verdes escuros

Imagem: Gettyimages

Para aumentar a imunidade é recomendado o consumo de frutas cítricas como a laranja, acerola e kiwi. E vegetais como, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho que são ricos em vitamina C e em antioxidante que ajudam a aumentar as defesas do organismo.

Da mesma forma, o brócolis, a couve e o espinafres são ricos em ácido fólico, nutriente responsável pela formação de glóbulos brancos.

2- Alimentos ricos em zinco

Imagem: Gettyimages

Alimentos ricos em zinco ajudam a aumentar a imunidade combatendo resfriados, gripes entre outras doenças. São eles: carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.

3- Oleaginosas

Imagem: Gettyimages

Além de serem fonte de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais como o de girassol, gérmen de trigo, milho e canola são ricos em vitamina E. Cujo benefício é evitar que a atividade imunológica diminua.

4- Tomate

Imagem: Gettyimages

O tomate é rico em licopeno que ajuda no combate a doenças cardiovasculares, removendo os radicais livres do organismo.

5- Alimentos fonte de ômega-3

Imagem: Gettyimages

O ômega 3 presente em alguns alimento, por exemplo, no azeite e no salmão, atua auxiliando para que as artérias não inflamem.

6- Fontes de antioxidantes

Imagem: Gettyimages

A castanha-do-Pará e cogumelos são ricos em selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, ajudando a aumentar a imunidade, além de acelerar a cicatrização no organismo.

7- Gengibre

Imagem: Gettyimages

Um forte aliado para manter o sistema imunológico funcionando, pois é rico em vitaminas C e B6, além de ter ação bactericida.

8-Pimenta para aumentar a imunidade

Imagem: Gettyimages

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, protegendo o organismo de infecções.

9- Iogurte para aumentar a imunidade

Imagem: Gettyimages

Ao consumir iogurte diariamente, ele ajuda a regular as bactérias benéficas da flora intestinal (probióticos) que são responsáveis por expulsar bactérias maléficas do organismo. Consequentemente, ajuda a aumentar a imunidade.

10- Alho e cebola

Imagem: Gettyimages

O alho e a cebola além de servirem como temperos para dar sabor aos alimentos, são ótimos contribuintes para manter o sistema imunológico funcionando corretamente. Dessa forma, o alho ajuda reduzir o muco nos pulmões, aliviando tosse e bronquite, também é rico em vitamina A, C e E.

Já a cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Por exemplo, a alicina que reduz o risco de alguns tipos de câncer como o de boca, laringite, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, a cebola é uma ótima aliada para combater gripes, resfriados e outras infecções.

11- Geleia real

Imagem: Gettyimages

A geleia real é rica em nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, o que a torna um alimento com inúmeros benefícios à saúde.

Ao consumir em jejum ela ajuda a aumentar a imunidade, pois contém altas concentrações de vitaminas, sendo que as principais são a vitamina C e do complexo B.

12- Óleo de coco

Imagem: Gettyimages

O óleo de coco é rico em ácido láurico e ácido cáprico, cujas propriedades auxiliam o sistema imunológico agindo contra fungos, vírus e bactérias.

13- Lichia para aumentar a imunidade

Imagem: Gettyimages

Uma das maiores fontes de vitamina C é a lichia, que ainda é rica em antocianinas que desempenha função farmacológica contra várias doenças e ajudam a aumentar a imunidade do corpo.

14- Gérmen de trigo

Imagem: Gettyimages

O gérmen de trigo é rico em vitaminas A, E e K, que possuem alto poder antioxidante, que previne o envelhecimento das células e ajuda a aumentar a imunidade.

Também ajuda na regulação do sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele, mantendo-a mais saudável. Da mesma forma, é responsável pela coagulação sanguínea e pelo fortalecimento dos ossos.

Em suma, é muito importante aumentar a imunidade do nosso organismo. Principalmente em época de pandemia devido ao coronavírus, onde o sistema imunológico deve ser fortalecido para manter seu funcionamento.

No caso de idosos, é comum que com o envelhecimento o sistema de defesa se torne mais lento, o que faz com que eles adoeçam mais facilmente. Por isso, o cuidado com os idosos para manter a imunidade deve ser redobrado.

Por: Segredos do Mundo

 

 

 

 

 

 

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