Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Atividade de Alfabetização: Primeiro Ano de Vida

Publicado em

Se você tem um pequeno que já está com seu primeiro ano de vida completo acr4edito que a busca pelo melhor ensino para ele já está começando, certo?!

Sabemos que toda mamãe quer que seu pequeno cresça inteligente e muito sábio, que pegue as coisas rapidamente e consiga principalmente aprender as palavrinhas. E depois que aprende a conversar não tem brinquedo que o segure.

Como sabemos que nem todas as mamães são seguras de matricular o bebê em uma escolinha logo no primeiro dia de vida, por medo dele ser pequeno demais e ainda não confiar em deixa-lo debaixo da responsabilidade dos outros, esse artigo vai te servir como um guia de atividade para ajudar seu bebê a aprender o alfabeto e a enriquecer o conhecimento dentro de casa enquanto essa confiança para deixa-lo na escolinha ainda não surgiu dentro de você.

Aprendendo o A-E-I-O-U 

Continua depois da publicidade

Como aprendemos na escola, ensine seu pequeno o básico do alfabeto antes de ensiná-lo por completo. O A-E-I-O-U são as vogais, as letras mais fáceis e mais memoráveis do alfabeto.

Imagem: Reprodução

Para conseguir que o pequeno pegue com mais facilidade essas cinco letrinhas, use imagens de bichinhos que comecem com elas e vá falando seus nomes e indicando o animal cujo nome começa com determinada letra. Por exemplo, um animal que começa com “A” seria a abelha, então você pode pedir para seu bebê circular ou pintar a abelhinha, “E” seria o elefante, “I” seria a iguana, e assim sucessivamente.

Atividade com Letras

As atividades com letras são uma ótima ajuda para o momento da alfabetização do bebê.
Quando ele pegar alguma das letras sempre diga o nome dela em alto e bom som, repetindo algumas vezes seguidas se for preciso, para que o bebê possa exercitar sua memória e reconhecer aquela letra apenas pelo som.

Imagem: Reprodução

Essa atividade pode ser feita com letras avulsas de plástico, aquelas que as crianças mais velhas usam para montar palavras no chão ou em cima de algum móvel da casa, elas são ótimas e muito interessantes pelo fato de cada uma possuir uma cor especifica, o que ajuda muito no aprendizado do pequeno para memorar o nome de cada letra.

Uma outra atividade é imprimir as letras em uma folha de sulfite e pedir para o bebê pintar cada uma que você for falando, seguindo o mesmo esquema de repetição quando você indicar uma determinada letra. Enquanto você fala o nome da letra, pode ir indicando com o dedo para ele circular ou riscar a letrinha exercendo sua memória e conseguindo vincular o nome a letra.

Músicas do Alfabeto

Essas musiquinhas são muito comuns de se ouvir nos CDs infantil das cantoras mais famosas dos tempos antigos como a Xuxa, por exemplo. Ela é uma ótima opção quando o assunto é conteúdo infantil tendo várias musiquinhas de aprendizagem e muito educativas.

Foto: Reprodução

A música do alfabeto é simplesmente cantar o ABC de uma forma bem legal e atrativa para a criança principalmente se você for cantando e apontando para a determinada letra citada. Dessa forma, o cérebro já começa se exercitar e memorizar com mais facilidade.

Assim como uma letra de música gruda na nossa mente se ficarmos ouvindo o tempo todo, funciona da mesma forma dos bebês ao ouvir o alfabeto cantado.

Alfabeto animado

Se caso seu pequeno não tiver paciência para poder aprender ouvindo música ou vendo imagem, compre um tapete de borracha com o alfabeto, ele vem em peças e consegue ser levado em qualquer lugar.

Você pode montá-lo na sua sala e pedir para seu bebê pular em uma devida letra. Se caso for a primeira vez do ensino, aponte para letra e faça o processo da repetição até o pequeno repetir o nome da leta, depois disso peça para ele pular sobre ela. Uma forma divertida e muito mais animada de ensinar, não é mesmo? E ainda por cima, seu pequeno vai se divertir e deixar o clima muito mais alegre enquanto aprende as letrinhas.

Desenhos animados educativos

Esses desenhos que nos referimos se encontra nos canais voltados somente para o público
infantil como o Discovery Kids, por exemplo. Show da Luna, Dora Aventureira, A Turma do
Doki, são uma das programações educativas que ajudam seu pequeno no seu desenvolvimento.

Imagem: Reprodução

Se caso não for o suficiente para o aprendizado, no YouTube você consegue encontrar vários sites educativos voltados para o público da idade do pequeno, um a três aninhos de idade. Lá você encontra conteúdo do abc, números, cores formas, nomes dos animais, comidas, entre muitos outros conteúdos maravilhosos e muito ricos para o aprendizado do pequeno.

Os conteúdos educativos sempre serão uma ótima fonte de aprendizado para seu pequeno,
estando ou não na escolinha. Se você tiver muita paciência para ensiná-lo, eu tenho certeza que ele terá um aprendizado de excelência e muito rico! E logo, logo vai estar cantando as musiquinhas do alfabeto sem você menos perceber, contando os números e as cores distraidamente enquanto enche seu peito de orgulho e emoção.

E aí, preparada para sentir essa grande emoção, mamãe? Já imagino o tamanho do sorriso e a euforia para registrar aquele momento com um bom vídeo no seu celular.

*Com informação da assessoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em