Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Aplique a cromoterapia na sua casa para harmonizar as suas emoções

A cromoterapia está relacionada às sensações causadas pelas cores e, por isso, vamos aplicá-la na decoração da casa.

Publicado em

As cores influenciam o estado de humor e, portanto, a decoração da sua casa pode fazer você se sentir mais otimista, feliz e relaxado. Por isso, contaremos todos os segredos para que você possa aplicar a cromoterapia na sua casa.

Cromoterapia: o poder curativo das cores

Aplique a cromoterapia na sua casa para harmonizar as suas emoções

A cor sempre esteve ligada ao humor e, como prova disso, basta ver como você se sente quando veste a sua cor favorita.

A cromoterapia faz parte das terapias alternativas. Ela argumenta que a luz colorida ou os ambientes com uma determinada cor são úteis para tratar doenças ou para melhorar a saúde. Essa terapia é usada com muita frequência para tratar o estresse, a ansiedade ou a depressão.

Continua depois da publicidade

Leia também: Móveis de palhinha: A mais nova tendência decorativa vinda do passado

As associações com as diferentes cores dependem, em grande medida, do contexto cultural e social. No entanto, existem algumas associações comuns, como por exemplo, a cor verde que geralmente evoca a natureza de forma imediata.

Independentemente de tudo isso, é evidente que as cores desencadeiam emoções e, se você souber usá-las corretamente, poderá fazê-las jogar a seu favor no que diz respeito à decoração e design de interiores.

Cromoterapia aplicada na sua casa

Aplique a cromoterapia na sua casa para harmonizar as suas emoções

Existe o que se conhece como psicologia das cores, algo que as grandes marcas seguem de perto para potencializar as emoções dos seus consumidores e levá-los à comprar os seus produtos.

Fala-se de cores quentes e frias e, dependendo da maneira como são usadas, elas podem provocar diferentes reações. Por exemplo, vermelho, amarelo ou laranja são cores quentes e que podem recriar espaços aconchegantes ou causar reações hostis.

Da mesma forma, as cores frias, como o azul ou verde, estão associadas à calma, mas também evocam nostalgia e tristeza. Então, onde está a chave e como você pode usar a cromoterapia a seu favor?

A ideia é buscar um equilíbrio das cores, avaliando quais tons serão usados, em quais espaços e em que proporção.

Uma boa maneira de alcançar esse equilíbrio é através do uso do branco, que funciona como a tela ideal para brincar com a ampla variedade de tons existentes.

As cores

Aplique a cromoterapia na sua casa para harmonizar as suas emoções
  • Branco: juntamente com o bege e o cinza-claro, é perfeito para ambientes relaxantes, como o quarto, por exemplo. Ajudam a adormecer e a combater e canalizar o estresse.
  • Vermelhoé estimulante, energizante e está associado à força e à paixão. Portanto, não é recomendável usá-lo demais quando se trata do design de interiores. É melhor que ele esteja presente através dos têxteis, pois, em excesso, ele pode gerar uma sensação sufocante e, além disso, também se diz que ele estimularia o apetite.
  • Azul: na cromoterapia, é uma das cores mais usadas para regular as emoções, uma vez que está associado à tranquilidade, à harmonia e à paz. É perfeito para o quarto das crianças e, para equilibrar a sua frieza, é aconselhável usá-lo juntamente com tons mais quentes.
  • Verde: é outro tom indispensável para a decoração. Conforme dissemos, ele se relaciona instintivamente com a natureza e gera uma sensação de otimismo, alegria e pureza. É por isso que ele é usado em hospitais e escolas. Além disso, também favorece a concentração. Se você tem uma sala de estudos ou está trabalhando em home office, esta é uma cor perfeita para decorar o seu espaço de trabalho.
  • Rosa: é uma cor que enche qualquer ambiente de energia. Embora tenha sido associada à parte feminina, está cada vez mais presente nas casas dos amantes da decoração. Pinte alguma parede para que você veja como essa cor traz alegria extra ao seu estado de espírito.
  • Amarelo: é a cor antidepressiva por excelência e tem a capacidade de estimular o cérebro e promover a criatividade. É uma das mais recomendadas para quartos juvenis.

Conclusão

Então, você gostou das nossas dicas de cromoterapia? Coloque-as em prática e brinque de transformar o estado de humor da sua casa. Garantimos que vale a pena.

Fonte: Decortips

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X