Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Acne causada pelo uso de máscaras? Aprenda como prevenir e tratar

Publicado em

As mudanças em nossos hábitos e cotidianos por conta das medidas de segurança que a pandemia do novo coronavírus exige trazem consequências em níveis globais mas também na mais particular das medidas – até mesmo diretamente em nossa pele.

O uso constante de máscaras, medida fundamental para quem precisa sair de casa no contexto atual, pode provocar nas dermes mais sensíveis novas erupções de acne.

Leia também: Mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer

Continua depois da publicidade

Trata-se de um possível efeito colateral mais comum do que pensamos, e como as máscaras não são opcionais nesse momento, o jeito é seguir as recomendações de médicos e dicas profissionais para tentar evitar as espinhas provocadas pelo uso de máscaras – apelidada de “mascne”.

© Kauê Vieira© FreePik

Segundo especialistas, esse tipo de erupção é conhecida como “acne mecânica”, e acontece pela fricção mecânica de tecidos contra a pele.

É um fenômeno comum em atletas e outros profissionais que usem, por exemplo, capacetes em suas práticas diárias. E as dicas para evitar o dilema começam pelo ponto mais evidente e mais importante no contexto da pandemia atual: a higiene.

© Kauê Vieira© Getty Images

Usar uma mascara sempre limpa é o primeiro passo para evitar a “mascne”. A ideia, segundo médicos, é pensar na máscara como pensamos em nossas roupas íntimas – e somente usar máscaras limpas.

© Kauê Vieira© iStock

Para quem já possui tendência à acne, limpar a pele com produtos devidos, ao menos duas vezes ao dia, é medida essencial para ajudar a combater as espinhas provocadas pelo uso de máscaras – uma vez pela manhã, outra à noite.

Da mesma forma, a máscara pode tornar a pele ainda mais seca, e portanto um bom hidratante, feito para quem enfrenta problemas de acne, pode ser um complemento importante para evitar esse possível efeito colateral de um hábito que infelizmente temos de seguir nesse momento, mas que felizmente pode ser a diferença entre a saúde e a doença – para nós e para nossas comunidades.

© Kauê Vieira© FreePik

Fonte:  Hypeness/MSN

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X