Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

A maneira inteligente para o consumo de carboidrato

xiste uma frequência e uma quantidade correta para o consumo dos carboidratos. Descubra como montar uma dieta adequada à você!

Publicado em

Atualmente, existem muitas dietas para perder peso que são baseadas em alimentos sem nenhum carboidrato.

São as famosas low-carb. Contudo, é preciso saber que o nutriente é fonte primária de energia ao corpo e sua ausência pode gerar sensação de fraqueza e prejudicar o desempenho do atleta.

Para muita gente, o carboidrato é considerado o vilão da boa forma e de um corpo magro, mas o segredo está na quantidade, nos tipos de alimentos e até mesmo no horário de consumo.

Continua depois da publicidade

A nutricionista Fernanda Alves Dias explica que para uma dieta sem prática de atividades físicas, o ideal, e por quilo de peso corporal, é um consumo de 4g a 5g de carboidratos por dia. Já quem realiza treinos diários, de cerca de uma hora de duração, pode consumir até 8g.

Fernanda também explica que para uma dieta eficaz e saudável, o atleta pode consumir alimentos com carboidrato em horários estratégicos.

Para o fornecimento de energia imediata, o ideal é fazer uma refeição de duas até uma hora e meia antes do treino, de quantidade proporcional ao tempo de atividade física e peso do atleta. Barrinhas energéticas, cereais, frutas e grãos são ótimas opções de baixo índice glicêmico.

Consumo inteligente

Uma dieta pobre em carboidratos pode prejudicar a quantidade de energia do corpo e gerar desgaste, cansaço e outros problemas futuros à saúde. Entretanto, nem todos os alimentos ricos são benéficos.

Imagem: Reprodução

“Quanto menos associações a outros nutrientes como vitaminas e minerais a fonte de carboidrato tiver, mais pobre é para compor um cardápio de um atleta”, explica Fernanda.

Produtos compostos apenas por farinhas brancas como pães, massas, biscoitos e bolos são conhecidos como fontes de calorias vazias por não contarem com a presença de nutrientes variados.

Além do equilíbrio entre as fontes de carboidrato, o atleta pode fazer substituições saudáveis, como trocar o pão comum por pão integral.

Por: Sportlife

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em