Semana Nacional de Museus
Semana Nacional de Museus: Palacete Provincial (Foto: Thayene Freitas)

O Instituto Brasileiro de Museus promove em todo o País, entre os dias 13 e 19 de maio a Semana Nacional de Museus, temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), com uma programação variada. 

Em Manaus, os museus administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) oferecerão visitações guiadas, palestras e oficinas gratuitas. 

Semana Nacional de Museus: Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições (Foto: Divulgação/Ibraim)

O tema para a 17ª Semana é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Dentro do alcance do tema, o gerente do Departamento de Museus da SEC, Judson Dantas, informa que as ações serão educativas. 

“Além de ter a oportunidade de conhecer os museus e a história da cidade com programação vasta e gratuita, o público conhecerá um pouco sobre as tradições que nos trouxeram até aqui e também sobre que caminhos tomar na sociedade em que vivemos”, completa. 

A programação começou nesta segunda-feira (13/05), com uma oficina de Elaboração de Plano Museológico, voltada para funcionários e técnicos de museu, no auditório do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro).  

Confira a programação da Semana de Museus por espaço 

Palacete Provincial – Museu de Numismática Bernardo Ramos 

A História Através das Moedas – Onde serão expostas peças de inestimável valor histórico, permitindo aos turistas e visitantes uma viagem através dos tempos, desde a Idade Antiga, Média e Contemporânea, proporcionando assim, o conhecimento dos usos e costumes das sociedades. 

A exposição acontece de 14/05/19 a 19/05/19 (de terça-feira a domingo), no horário de 9h às 17h.  

Semana Nacional dos Museus
Semana Nacional dos Museus: Museu de Numismática Bernardo Ramos (Foto: Reprodução)

Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Palacete Provincial) 

No período de 14/05/2019 a 17/05/2019 (de terça-feira a sexta-feira), acontece exibições de filmes que indicam como organizar o mundo para o tempo futuro e compreender melhor o Brasil através das tradições. No horário de 13h às 15h com entrada gratuita e classificação livre.  

O espaço recebe a oficina A Tradição da Lambe-Lambe, que é uma atividade repleta de informações e curiosidades sobre a profissão “Lambe-Lambe” e um desafio a uma reedição da fotografia ambulante, e acontece na quinta-feira (16), de 9h às 12h. 

Semana Nacional de Museus
Semana Nacional de Museus: Museu de Imagem e do Som do Amazonas (Foto: Reprodução)

Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, 322, Centro) 

O grupo de teatro Tempo, na terça-feira (14/05), leva contação de história, oficina de sucata e escultura de Balões ao Museu Casa Eduardo Ribeiro, no horário de 9h às 11h. Inscrições até 40 pessoas. 

Na quinta-feira (16/05) pela manhã, no horário de 9h às 10h, no Museu terá apresentação do curta metragem ‘’A Carta’’. Com classificação etária de 15 anos e capacidade até 40 pessoas.  

Nos dias 14 e 16 tem visitação guiada com ator Paúllo Santos, caracterizado de ‘’Eduardo Ribeiro’’, resgatando a história pessoal, militar e administrativa do ex-governador, que estará por lá no horário de 9h às 12h. 

Semana Nacional de Museus: Museu Casa Eduardo Ribeiro (Foto: Reprodução)

Museu do Homem do Norte (Centro Cultural Povos da Amazônia) 

Na sexta terá apresentação folclórica com o Grupo Juventude na Roça, com a quadrilha que é uma dança tradicional das festas juninas. O Grupo um dos mais tradicionais de Manaus, fará sua apresentação e um breve relato de sua bela tradição. 

Palestras, mesa-redonda e oficinas estão entre as atividades da 17ª Semana Nacional de Museus e a programação dessas atividades podem ser consultadas no site da Secretaria de Cultura do Amazonas.  

Os espaços culturais aqui da cidade têm visitação gratuita e esta é boa oportunidade para nossos moradores conhecerem esses locais e um pouco da história que tem em cada um deles. 

Leia mais: Parintins 2019: Amazonastur sorteia uma noite no festival folclórico 

Parque Rio Negro: O complexo de lazer e cultura com vista privilegiada 

Por: Thayene Freitas  

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.