Parque Rio Negro: Mirante para o rio negro - Foto: Reprodução

O Parque Rio Negro, um dos novos cartões postais da cidade, é um complexo de lazer e cultura e um belo mirante para a Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro) e para a beleza desse rio que banha a capital do Amazonas.

Inaugurado em abril de 2015, o parque Rio Negro tem uma área urbana de 36.590 m², possui pistas de caminhada, quatro praças, quiosques, duas áreas com equipamentos para ginástica ao ar livre, bicicletário, playground, banheiros femininos e masculinos, estacionamentos e jardim.

Os seus quatro mirantes, se debruçam sobre as águas do Rio Negro oferecendo uma pequena vista panorâmica da orla da cidade e para Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba.

Parque Rio Negro: Vista para a ponte Jornalista Phelippe Daou – Foto: Reprodução

O que chama atenção no local, é o prédio da Fábrica Miranda Corrêa, fundado em 1912, uma imponente e bela construção. Onde em sua torre foi instalado o primeiro elevador do Amazonas.

A família Miranda Corrêa chegou a produzir a cerveja amazonense XPTO, mas depois vendeu a empresa, que desde 2010 pertence a cervejaria Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo e que possui mais de dez marcas de cervejas. Marcas como a Bavaria e a Kaiser são produzidas na Fábrica Miranda Corrêa.

Parque Rio Negro: Cervejaria Miranda Corrêa – Foto: Reprodução

O parque integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III), que visa a requalificação ambiental e urbanística da cidade.

É um espaço público, de acesso gratuito, que oferece uma programação cultural diversificada nos fins de semana, como shows musicais e teatro. Atividades esportivas também ocorrem no local, como caminhadas, corridas, aulas de zumba, treinos funcionais e de musculação.

Atividades que são permitidas no Parque Rio Negro

  • Atividades com bolas (exclusivo para crianças);
  • Uso do Playground (exclusivo para as crianças na faixa etária de 2 a 10 anos de idade);
  • Uso de patins, bicicletas e skate;
  • Atividades esportivas: caminhadas, corridas e uso dos equipamentos de ginásticas;
  • Teatro, dança, música, atividades circenses, brincadeiras lúdicas e/ou apresentação de qualquer natureza, que sejam apropriados para o Parque Rio Negro, desde que a Secretaria de Cultura tenha autorizado antecipadamente;
  • Passeio com cães de pequeno e médio porte, desde que na coleira e com focinheira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O espaço fica localizado na Rua Cinco de Setembro, ao lado da Ponte Senador Fábio Lucena, que liga o bairro de São Raimundo ao de Aparecida. Funciona todos os dias, no horário de 6h às 22h.

Esse é mais um espaço para irmos passear com a família, amigos, começar a praticar alguma atividade física e apreciar a bela vista que tem o local. Vamos conhecer o Parque Rio Negro?

Leia mais: Conheça o Parque Municipal do Mindu e seus atrativos 

Museu Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura 

Por: Thayene Freitas 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.