Parque Municipal do Mindu - Foto: Reprodução

Instituído por meio da Lei Municipal n° 219, de 11 de novembro de 1993, o Parque Municipal do Mindu é uma das quatros Unidades de Conservação, vitrine de espécies da fauna, flora e outros elementos do ecossistema amazônico e sua área tem mais de 40,8 hectares.

Parque Municipal do Mindu: Vitrine da fauna e da flora – Foto: Reprodução

O Parque do Mindu surgiu no ano de 1989, a partir de um movimento dos moradores de seu entorno, como forma de proteger o habitat do Saium-de-coleira ou Saium-de-Manaus, que hoje é o mascote da cidade e está ameaçado de extinção.

O local tem como objetivo promover e desenvolver atividades culturais e ambientais e pesquisa aliado a conservação da natureza.

Dispõe de um anfiteatro para com capacidade para 700 pessoas, auditório, banheiros, bibliotecas, com acervo de cerca de 2.000 livros, chapéus de palha, lanchonetes e trilhas e um ótimo local para práticas de atividades físicas.

É formado por vários tipos de vegetação, mas sua maior parte é composta por floresta densa. Nas copas das árvores e no céu do Parque do Mindu também é comum avistar aves de pequeno e grande porte, inclusive tucanos e araras.

Parque Municipal do Mindu: Anfiteatro – Foto: Reprodução

É possível também se deparar com pequenos mamíferos que habitam o local, como cotias e pacas e avistar uma preguiça dependurada em uma árvore.

O nome “Mindu” é uma referência a um dos igarapés (curso d´água típico de Manaus) mais conhecidos da cidade. O Mindu é o mais extenso igarapé de Manaus. É justamente nas margens do Parque que ele está mais visível, lutando para fugir dos impactos ambientais e da poluição.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), responsável pela gestão do Parque do Mindu, também realiza programações específicas no local, conforme seu cronograma.

O Parque Municipal do Mindu fica na Rua Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro e está cerca de 15 minutos do Centro Histórico de Manaus. Funciona de terça a domingo, de 8h ás 17h e tem entrada gratuita.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, vamos conhecer esse espaço chibata aqui de Manaus?

Leia mais: Museu Casa Eduardo Ribeiro: A residência que conta a história do importante Governador

Museu Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura

 

Por: Thayene Freitas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.