Parque Senador Jefferson Péres - Foto: Reprodução

Manaus é cheia de lugares bonitos para se fazer uma visita, passear com a família, ‘’bater perna’’ com os amigos. Várias atrações nos quatro cantos da cidade, incluindo seus parques.  E aí maninhos, ‘’Simbora’’ conhecer um desses parques? 

O Parque Senador Jefferson Péres é um espaço público edificado em área de antiga invasão de palafitas que interferiam nos igarapés de Manaus e do Bittencourt, dois tradicionais pontos urbanos de Manaus. São 53,4 mil metros quadrados e mais de 1.200 árvores plantadas. 

Parque Senador Jefferson Péres – Foto: Reprodução.

O local leva este nome em homenagem a um dos mais proeminentes políticos do Amazonas, Jefferson Péres, já falecido.

Uma estátua de bronze com suporte de mármore, em tamanho natural, foi confeccionada pelo artista paulistano Murilo Sá Toledo em homenagem ao senador e está localizada próximo ao pórtico. 

Estatua do Senador Jefferson Péres – Foto: Reprodução

O Parque permite aos seus visitantes conhecer um pouco da história política, social e paisagística da capital amazonense, especialmente do período da economia da borracha, a partir da forma como foi estruturado, seja a vegetação, o traçado, a arquitetura, a simetria, a simbologia, enfim, de todo um clima que marcou aquele período histórico. 

As estruturas de ferro remetem ao período da Belle Époque – Foto: Reprodução

Atrações do Parque  

  • Espelho d’água; 
  • Praça do Avião; Fonte; Bonde; Charrete/Escadaria e dos Namorados; 
  • Playgrounds para as crianças; 
  • Túneis; 
  • Gazebos de Alimentação e; 
  • Orquidário;  

Orquidário 

O orquidário tem uma estrutura de ferro com o formato do Mercado Adolfo Lisboa, e fica na área central do Parque. Reúne mais de 40 espécies de orquídeas colhidas na região Amazônica. As visitas acontecem de quarta-feira a domingo, de 17h às 21h. 

Orquidário Parque Senador Jefferson Péres – Foto: Reprodução

O parque tem vários monumentos de homenagem à história de Manaus. Quem segue até o Centro Cultural Palácio Rio Negro encontra alguns monumentos de metais. São imagens de personagens da época da borracha e bondes, meio de transporte do início do século XX em Manaus. 

A entrada do parque pode ser tanto pela avenida Lourenço Braga (conhecida como rua da Manaus Moderna) ou pela avenida Sete de Setembro.  

Seja qual for a entrada, aconselha-se conhecer o pórtico principal, uma grandiosa estrutura de ferro com mais de 10 metros de altura.

Pórtico Parque Senador Jefferson Péres – Foto: Reprodução

 O Parque funciona de domingo a domingo no horário de 06h da manhã á 22h da noite.

E aí vamos conhecer mais essa beleza da cidade de Manaus??

Por: Thayene Freitas

Veja mais>>> Conheça o Centro Cultural Palácio Rio Negro, símbolo da Belle Époque

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.