Museu Casa Eduardo Ribeiro - Foto: Reprodução

Sendo conhecido por ter sido a última moradia do ex-governador, jornalista e militar Eduardo Gonçalves Ribeiro no período de 1890 a 1900 e contar sua história, o Museu Casa Eduardo Ribeiro fica localizado no Centro Histórico de Manaus.

Museu Casa Eduardo Ribeiro: Entrada

Eduardo Ribeiro foi um dos primeiros e mais importantes governadores do estado do Amazonas e o museu é um belo exemplar dos vários palacetes edificados no centro da cidade no período áureo da borracha.

Eduardo Gonçalves Ribeiro – Foto: Reprodução

A propriedade também foi residência da família do engenheiro Bretislau de Castro de 1907 a 1961, quando foi vendida para a União Federal.

Durante seu governo, Eduardo Ribeiro foi o responsável por agilizar e terminar a construção do Teatro Amazonas e muitas das outras obras de urbanização da cidade de Manaus, entre elas o Reservatório do Mocó, a Ponte Pênsil Benjamin Constant e o Palácio da Justiça do Amazonas, época em que a capital do Amazonas, ficou conhecida como a “Paris dos Trópicos’’.

O local onde fica o Museu Casa Eduardo Ribeiro passou cerca de 30 anos abandonado e boa parte do que tinha dentro do espaço foi saqueado com passar dos anos.

Museu Casa Eduardo Ribeiro: antes de ser restaurado – Foto: Reprodução

A residência foi devidamente restaurada no período de 2007 a 2009 e entregue a população em 18 de março de 2010. Atualmente, está ambientada e reconstituída com mobiliários, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século XIX e início do século XX, época em que viveu o Governador.

As salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida do ex-governador e seus antigos proprietários. Há também um acervo textual composto por documentos digitalizados de caráter pessoal e profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Museu abriga também a sede da Academia Amazonense de Medicina fundada em 1980, na qual podem ser encontradas informações sobre a história da medicina no Amazonas.

O local é repleto de histórias do ex-governador que foi um dos grandes nomes do Amazonas e tanto contribuiu para nossa cidade.

Ficou interessado e quer conhecer o local? O museu tem entrada gratuita para turistas e nativos, fica localizado na rua José Clemente, n. 322 e funciona de terça a sábado, das 9h às 14h.

Leia mais: Flutuante Sup Amazonas: A boa pedida para aproveitar o fim de semana

Conheça o acervo de mais de 100 mil peças da Casa de Cultura Joaquim Marinho

Por: Thayene Freitas

1 COMENTÁRIO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.