XXII Festival Amazonas de Ópera
Orquestra de Câmara do Amazonas (Foto: Reprodução)

Celebrando o centenário de Claudio Santoro, a dica da cidade de hoje é um convite para assistir aos espetáculos do XXII Festival Amazonas de Ópera. Que terão início na próxima sexta-feira (26). 

Realizado todos os anos (exceto em 2015, quando não houve edição) entre abril e maio, o Festival já executou mais de 70 óperas e envolveu mais de 1.200 alunos na programação acadêmica. 

XXII Festival Amazonas de Ópera – Apresentação Foto: Reprodução

Entre técnicos, músicos, coralistas, bailarinos, atores e solistas, o Festival Amazonas de Ópera já alcançou a marca de mais de 4 mil artistas formados. 

O evento celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro, com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense.

Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.   

Claudio Santoro 

Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989) foi compositor, maestro, violinista e educador. Ele nasceu em Manaus, no Estado do Amazonas. 

XXII Festival Amazonas de Ópera celebra Claudio Santoro – Foto: Reprodução

Sua obra possui mais de 600 composições completas em seu catálogo, permeadas por uma Ópera, 14 Sinfonias, obras para instrumento solo, de Câmera, Eletroacústicas e para o Cinema.  

Foi profícuo incentivador e educador musical, dentre seus esforços em prol da arte destacam-se a fundação do Curso Superior de Música da Universidade de Brasília e da Orquestra do Teatro do Nacional Claudio Santoro (OTNCS). 

XXII Festival Amazonas de Ópera – Apresentação – Foto: Reprodução/Michael Dantas

Como parte da programação está o Projeto “Ópera Mirim”, que apresentará “L’enfant et les Sortilèges” (O Menino e os Sortilégios), de Maurice Ravel, feita com marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo.  

O encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina, concerto do Dia das Mães e Mulheres da Ópera estarão na programação do festival que irá acontecer no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centro Cultural Palácio Rio Negro e outros locais da cidade de Manaus.  

XXII Festival Amazonas de Ópera – Apresentação Foto: Reprodução: Michael Dantas

O 22º Festival Amazonas de Ópera acontecerá de 26 de abril a 30 de maio e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e através do site Bilheteria digital, com valores que vão de R$2,50 a R$60. 

A programação completa do festival pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC). 

Os espetáculos são lindos e os ingressos tem preços acessíveis para todos aqueles que desejam assistir aos concertos. Vamos prestigiar os artistas que fazem o festival acontecer?

Veja Também: 

Flutuante Sup Amazonas: A boa pedida para aproveitar o fim de semana 

Por: Thayene Freitas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.