Palácio da Justiça celebra 13 anos como centro cultural
Palácio da Justiça celebra 13 anos como centro cultural (Foto: Reprodução)

Comemorando 13 anos de funcionamento como centro cultural o Palácio da Justiça recebe programação especial durante a semana para celebrar a data.

Com intuito de abrigar o Poder Judiciário do Amazonas, sua construção teve início em 1894, durante o governo de Eduardo Ribeiro. Sendo inaugurado em 21 de abril de 1900, no governo José Cardoso Ramalho Júnior, tendo como presidente do tribunal o desembargador Cezar do Rego Monteiro, foi sede do judiciário amazonense por mais de cem anos, onde funcionou até abril de 2006.

É um dos principais exemplares do período áureo da borracha e suas linhas estruturais seguem o estilo renascentista. Em 1980 foi declarado como patrimônio histórico estadual, passando por várias obras de conservação e restauração, sendo inaugurado como Centro Cultural Palácio da Justiça em junho de 2006.

Promove, gratuitamente variadas atividades culturais como exposições temporárias e permanentes, como a exposição Museu do Crime, que chama a atenção por mostrar crimes famosos que aconteceram no estado do Amazonas, mostra de filmes, apresentações musicais e ações de júri simulado, realizadas por alunos dos cursos de Direito (em atividades restritas).

Palácio da Justiça: Museu do Crime
Palácio da Justiça: Museu do Crime (Foto: Reprodução)

Além de visitas guiadas às salas tradicionais do Palácio, como o Gabinete do Presidente, sala do Tribunal Pleno e sala do Tribunal do Júri. Todas com mobiliário de época. Abriga ainda um Gabinete de Leitura, que possui um acervo de 1.038 volumes constituído em sua maior parte por obras de Direito que podem ser consultadas.

Aniversário do Centro Cultural

Celebrando 13 anos de funcionamento como centro cultural, o palácio recebe nesta semana programação especial. A abertura das atividades será na quarta-feira (12/06), a partir das 9h, com a exibição de uma estátua do personagem fictício Wolverine, exposição dos personagens de animes “Action Figures”, além de apresentações de dança e exibição de filmes. Na quinta-feira (13/06), será realizada uma manhã clássica com o violinista Vitor Camilo, além de um recital do coral da Câmara Municipal.

Fechando a programação de aniversário, na sexta-feira (14/06), o espaço recebe pela manhã apresentação de Dança Folclórica com a Companhia Arte sem Fronteira, a tarde a partir das 13h, workshop de pintura facial, oficina de Desenho Básico de Animes, exibição de filmes, apresentação de Música de Trombones do Coral Experimental de Trombones da UEA, as 16h e um bate-papo sobre eventos geeks dentro de espaços culturais com a Casa Geek 42 e convidados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ei maninho, vamos fazer uma visita e comemorar esta data? O Palácio da Justiça fica localizado na Av. Eduardo Ribeiro, Centro Histórico de Manaus, bem atrás do Teatro Amazonas. Funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 9h às 14h e o melhor tem entrada gratuita.

É um dos espaços bonitos que a cidade possui, onde toda população manauara e turistas tem que conhecer.

Leia mais: Museu Amazônico: O acervo com o rico universo das populações amazônicas
Por: Thayene Freitas

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.