Foto: Homify / Andréa Buratto Arquitetura & Decoração

Certamente você tem algumas prateleiras em casa. Esse item importante da mobília tem a característica de ser uma superfície horizontal destinada à exposição ou armazenamento de objetos. Aliás, seu nome já indica qual é a principal função para a qual as prateleiras foram criadas, que é de armazenar pratos. Porém, com passar do tempo, elas ganharam muitas outras utilidades.

As prateleiras podem ficar escondidas dentro de armários com portas para organizar pertences ou ser abertas para expor objetos decorativos. Podem compor uma estante, cristaleira ou podem ser instaladas prateleiras de parede sem necessariamente estarem ligadas a um móvel.

O fato é que os tipos de prateleiras são muitos, por isso são itens que se encaixam em todos os estilos de decoração e oferecem funcionalidade atrelada ao design. Você só precisa encontrar modelos que satisfaçam as necessidades do seu projeto, entre prateleiras para quarto, para banheiro, para cozinha, nos mais variados materiais.

Agora, para que você se inspire e desperte a criatividade, selecionamos lindos tipos de prateleiras que fazem parte de projetos criados pelos profissionais cadastrados aqui na homify. Siga conosco e confira as ideias.

 

Como as prateleiras podem ficar escondidas ou à mostra, nesse quarto elas foram utilizadas das duas maneiras sobre a escrivaninha. Uma prateleira simples, branca, para colocar objetos que servem como decorativos. A outra é o armário aéreo azul com prateleiras no seu interior para o armazenamento de objetos que não são decorativos. A composição ficou muito delicada, cumprindo seu papel decorativo e funcional.

Slide 2 de 15: O primeiro modelo de prateleiras para cozinha que temos aqui é simples, composto por duas placas pintadas de preto, contrastando com o revestimento cor de madeira ao fundo. São prateleiras para o armazenamento de frascos de alimentos que são também decorativos. A escolha foi o complemento ideal para essa parede, você concorda?

Foto: Homify / Laura Santos Design

O primeiro modelo de prateleiras para cozinha que temos aqui é simples, composto por duas placas pintadas de preto, contrastando com o revestimento cor de madeira ao fundo. São prateleiras para o armazenamento de frascos de alimentos que são também decorativos. A escolha foi o complemento ideal para essa parede, você concorda?

Slide 6 de 15: Além dos modelos mais comuns, em cor natural de madeira ou pintadas de uma cor discreta, você pode utilizar prateleiras com visual mais moderno. Para essa varanda, as prateleiras metalizadas ficaram graciosas, servindo de aparador para os pássaros e harmonizando com a suavidade de todos os outros elementos do ambiente, inclusive o revestimento da parede. Deu um toque de personalidade e sofisticação.

Foto: Homify / Dome arquitetura

Além dos modelos mais comuns, em cor natural de madeira ou pintadas de uma cor discreta, você pode utilizar prateleiras com visual mais moderno. Para essa varanda, as prateleiras metalizadas ficaram graciosas, servindo de aparador para os pássaros e harmonizando com a suavidade de todos os outros elementos do ambiente, inclusive o revestimento da parede. Deu um toque de personalidade e sofisticação.

Slide 7 de 15: Nesse projeto a prateleira é bem simples, mas tem um detalhe pontual da iluminação embaixo, o que transforma o visual. Ela foi instalada com a utilidade de armazenar as bebidas quentes para servir aos convidados. Uma prateleira de bebida é uma ótima ideia para a área de festas, mas também fica ótima para complementar a decoração na sala de estar ou jantar.

Foto: Homify / Mayara Feitosa Arquitetura

Nesse projeto a prateleira é bem simples, mas tem um detalhe pontual da iluminação embaixo, o que transforma o visual. Ela foi instalada com a utilidade de armazenar as bebidas quentes para servir aos convidados. Uma prateleira de bebida é uma ótima ideia para a área de festas, mas também fica ótima para complementar a decoração na sala de estar ou jantar.

Slide 9 de 15: Essas prateleiras, que na verdade podem ser chamadas de nichos porque formam uma caixa aberta, são feitas em acrílico. Esse material é muito valorizado e traz um visual bem leve e moderno para qualquer cômodo, inclusive para o quarto das crianças, como nesse exemplo da imagem.Aliás, é uma alternativa mais segura para o quarto dos pequenos do que a transparência em vidro, apenas tome cuidado para evitar que as quinas não fiquem na altura do rosto, prevenindo acidentes. Nesse caso pode mandar fazer as prateleiras com os cantos arredondados que já resolve o problema.

Foto: Homify / LM Arquitetura

Essas prateleiras, que na verdade podem ser chamadas de nichos porque formam uma caixa aberta, são feitas em acrílico. Esse material é muito valorizado e traz um visual bem leve e moderno para qualquer cômodo, inclusive para o quarto das crianças, como nesse exemplo da imagem.Aliás, é uma alternativa mais segura para o quarto dos pequenos do que a transparência em vidro, apenas tome cuidado para evitar que as quinas não fiquem na altura do rosto, prevenindo acidentes. Nesse caso pode mandar fazer as prateleiras com os cantos arredondados que já resolve o problema.

Slide 10 de 15: Lại một ví dụ về cách sử dụng nội thất thông minh và tiết kiệm không gian để bạn tham khảo. Ở đây, những kệ được mở rộng để sử dụng làm tủ trưng bày và cả bàn học. Các hộc tủ cũng được bày trí ngay ngắn tạo nên góc làm việc và lưu trũ hết sức tiện nghi.

Foto: Homify / Helô Marques Associados

Se você tem muitos objetos decorativos e acha que eles formariam uma bela combinação no mesmo espaço, pode colocar prateleiras em uma parede inteira e fazer um cenário cheio de personalidade. Observe como nesse projeto todos os objetos dispostos nas prateleiras brancas conversam entre si nos sentidos das cores, das formas e da temática.

Slide 11 de 15: No banheiro as prateleiras são especialmente úteis, mas normalmente estão escondidas dentro dos armários. No caso desse lindo mobiliário roxo que ficou perfeito com essa parede cromada, as duas funções da prateleira foram utilizadas. Na parte de cima ela contém porta, enquanto quase na altura na pia ela serve como parte decorativa do móvel.

Foto: Homify / Fabrik Ambientes Planejados

No banheiro as prateleiras são especialmente úteis, mas normalmente estão escondidas dentro dos armários. No caso desse lindo mobiliário roxo que ficou perfeito com essa parede cromada, as duas funções da prateleira foram utilizadas. Na parte de cima ela contém porta, enquanto quase na altura na pia ela serve como parte decorativa do móvel.

Fonte: Homify

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here