Foto: Divulgação

Quando pensamos na decoração de cozinhas, alguns elementos nos vêm prontamente à cabeça, como os azulejos. Mas será que é obrigação utilizá-los como revestimentos?

É verdade que a variedade de azulejos garante excelentes composições para espaços como a cozinha e o banheiro. Além disso, para espaços com grande umidade, esses materiais trabalham como uma barreira para a água. Por outro lado, as cozinhas sem azulejos têm a seu favor a ótima economia alcançada ao longo do projeto, afinal, o custo com revestimentos pode ser de 15% a 32% do valor destinado a esses espaços.

Esse ponto favorável é acompanhado ainda de outras vantagens, como visual mais moderno, contemporâneo e de fácil composição. Além disso, existem ótimas soluções para substituir a utilização de azulejos, como paredes de cimento queimado, que estão ganhando cada vez mais preferência entre moradores e profissionais.

Observando bem esses pontos, sabemos que a viabilização de cozinhas sem azulejos é tão interessante quanto vantajosa. Por isso, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo para conferir algumas inspirações que, sem dúvida, vão te conquistar.

Slide 1 de 8: Em um mesmo ambiente, paredes e bancada em concreto contrastam com o piso em madeira, criando uma atmosfera de aconchego e modernidade ao mesmo tempo. O concreto polido é muito versátil e por isso fica fácil imaginar qualquer outra cor no mobiliário, sem perder o estilo.

Começamos nossa lista a partir de uma cozinha incrível, na qual os profissionais optaram por trocar as ideias com revestimentos pela composição de cimento queimado, que pode ser alcançado tanto com massas específicas para isso, quanto com tintas desenvolvidas para oferecer esse aspecto. A combinação das paredes com cimento queimado com os armários em azul claro propõe sobriedade e elegância ao espaço e os efeitos com LED trazem um efeito visual muito interessante. Outro ponto interessante dessa cozinha é o balcão alongado em “L” com adaptação para mesa destinada a rápidas refeições.

Slide 2 de 8: Uma opção mais ousada e elegante é a utilização da madeira como opção de revestimento no espaço. Para isso, o acompanhamento de um bom profissional é indispensável, já que a preparação da madeira requer cuidados específicos, principalmente para espaços próximos à umidade, como no balcão da pia. Entre esses cuidados estão a impermeabilização e a proteção contra cupins. Tomando esses cuidados, você pode chegar a uma incrível cozinha como essa, onde a madeira está onipresente como revestimento para o blacksplash e nos armários. A iluminação com LED aquece a textura da madeira, bem como o cenário.

Uma opção mais ousada e elegante é utilizar madeira como opção de revestimento no espaço. Para isso, o acompanhamento de um bom profissional é indispensável, já que a preparação da madeira requer cuidados específicos, principalmente para espaços próximos à umidade, como no balcão da pia. Entre esses cuidados, estão a impermeabilização e a proteção contra cupins. Assim, você pode chegar a uma incrível cozinha como essa, onde a madeira está onipresente como revestimento para o blacksplash e nos armários. A iluminação com LED aquece a textura da madeira, bem como o cenário.

Slide 3 de 8: Existem diversas variações para composições modernas, que podem ser desde revestimentos coloridos ou opções sem revestimentos que primam pela sobriedade. Essa segunda opção pode ser notada facilmente nessa cozinha. Aqui, o backsplash na cor cinza faz uma transição suave entre os tons claros dos armários. O minimalismo se faz presente e foi valorizado com os armários sob medida com linhas amplas e retas, bem como a dispensa de puxadores nos móveis. Os tons claros predominam no cenário e permitem que a iluminação seja distribuída com praticidade, gerando economia e facilitando as atividades culinárias no local. O resultado é excelente.

Existem diversas variações para composições modernas, que podem ser desde revestimentos coloridos ou opções sem revestimentos que primam pela sobriedade. Essa segunda opção pode ser notada facilmente nessa cozinha. Aqui, o backsplash na cor cinza faz uma transição suave entre os tons claros dos armários. O minimalismo se faz presente com os armários sob medida com linhas amplas e retas, bem como a dispensa de puxadores nos móveis. Os tons claros predominam e permitem que a iluminação seja distribuída com praticidade, gerando economia e facilitando as atividades culinárias no local. O resultado é excelente.

Slide 6 de 8: Nem só de opções modernas as cozinhas vivem. E aqui vai uma dica muito interessante se você está em dúvidas sobre qual é o melhor estilo para a sua cozinha: procure por referências do estilo rústico. Essa opção traz acolhimento e aquece o espaço, fazendo com que a cozinha pareça um local sempre interessante para passar horas e horas de experiências culinárias. Nessa cozinha, temos a utilização de tijolinhos à vista para compor as paredes do balcão e do local onde está o fogão. O aproveitamento da iluminação natural reforça a sensação de aconchego e a decoração com pendentes traz criatividade ao cenário. A composição com eletrodomésticos em metal traz um toque futurístico ao espaço.

Nem só de opções modernas as cozinhas vivem. E aqui vai uma dica muito interessante se você está em dúvidas sobre qual é o melhor estilo para a sua cozinha: procure por referências do estilo rústico. Essa opção traz acolhimento e aquece o espaço, fazendo com que a cozinha pareça um local sempre interessante para passar horas e horas de experiências culinárias. Nessa cozinha, temos a utilização de tijolinhos à vista para compor as paredes do balcão e do local onde está o fogão. O aproveitamento da iluminação natural reforça a sensação de aconchego e a decoração com pendentes traz criatividade ao cenário. A composição com eletrodomésticos em metal traz um toque futurístico ao espaço.

Slide 7 de 8: As cozinhas americanas são práticas e inteligentes, promovendo ganho de espaço e utilizando ótimas adaptações do balcão como espaço para rápidas refeições. É uma solução prática para otimização de espaços, mas propõe personalidade própria ao ambiente. Aqui, temos o planejamento perfeito com armários minimalistas e amplos, onde o toque vermelho das gavetas traz vibração ao cenário. Podemos notar ainda que a cor cinza predomina no espaço e faz transições agradáveis com tons mais claros, seja no balcão ou no balcão com parede de cimento queimado. Por fim, vale observar mais uma vez o quanto as soluções planejadas são eficientes para otimizar os poucos metros tão comumente disponíveis em cozinhas contemporâneas.

As cozinhas americanas são práticas e inteligentes, promovendo ganho de espaço e utilizando ótimas adaptações do balcão como espaço para rápidas refeições. É uma solução prática para otimização de espaços, mas propõe personalidade própria ao ambiente. Aqui, temos um planejamento com armários minimalistas e amplos, onde o toque vermelho das gavetas traz vibração ao cenário. Podemos notar ainda que a cor cinza predomina no espaço e faz transições agradáveis com tons mais claros, seja no balcão ou no balcão com parede de cimento queimado. Por fim, vale observar mais uma vez o quanto as soluções planejadas são eficientes para otimizar os poucos metros tão comumente disponíveis em cozinhas contemporâneas.

Fonte: Eduardo Prado – Humify

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here