Festa da firma: como se comportar na confraternização da empresa?
Foto: Shutterstock

Dezembro chegou e, com ele, a famosa “festa da firma”. O final de ano é marcado por confraternizações e, dentro elas, diversas companhias organizam festas para comemorar o fechamento de mais um ano.

Existem diversas dúvidas sobre esse tema, dentre os quais:

Como se comportar, horário de chegada e saída, como se vestir, limites de ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outras. Assim, reforço, esses fatos podem sim afetar sua imagem perante aos colegas e gestores.

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, lista tudo o que você precisa saber.

Ir ou não ir?

“A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e a conclui mais um ano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

Portanto, estar presente nesses eventos torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, pois além de melhorar a amizade, demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho.”

Evite problemas

“Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes, levando a situações não comuns ou vexatórias. Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho.

Além disso, hoje os smartphones e as redes sociais, fazer com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional, aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho, mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.”

10 cuidados a serem tomados

O especialista listou as principais atitudes que devem ser evitadas, como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes. Saiba o que pode e o que não pode?

  • Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;
  • Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente;
  • Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se trata de uma balada;
  • Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;
  • Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se e evite grupinhos;
  • Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local. (Extra, dica da redação: no caso de festa a fantasia, lembre-se que nem tudo é permitido);
  • Seja cordial com todos os presentes independentemente se não tiver contato próximo e buscar falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas;
  • Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura;
  • Sugiro não ser o último a sair da festa, não é uma regra, mas evita exageros;
  • Evite sair junto com os superiores, para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa do mesmo.

“Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa, mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderá marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.”

Fonte: Blog Computer World

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here