Chinese (Simplified)EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

‘Vamos colocar Manaus no ranking das melhores cidades do Brasil em saúde básica’, afirma Prefeito

Publicado em

O Prefeito de Manaus, David Almeida, e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se reuniram de forma remota com representantes do Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira, 1º/4, para apresentar o diagnóstico estrutural do sistema municipal de saúde e discutir novas parcerias em busca de recursos junto ao governo federal, possibilitando assim, colocar Manaus entre as melhores cidades do Brasil em relação à atenção primária.

“Como prefeito de Manaus, estou aqui com toda a minha equipe de Saúde, que se debruçou para construir esse diagnóstico. Agora, nós vamos buscar alcançar resultados que vão tirar Manaus dos piores índices do Brasil, em relação aos indicadores do MS. Vamos buscar colocar Manaus no ranking das melhores cidades do Brasil em relação à saúde básica. Para isso, contamos com o apoio do governo federal”, enfatizou Almeida.

Durante a reunião, uma equipe apresentou as ações prioritárias que a prefeitura necessita realizar, para qualificar e aumentar os atendimentos oferecidos à população de Manaus. Entre elas estão a ampliação das UBSs já existentes na capital do Amazonas; construção de novas unidades; investimento em recursos humanos e atendimento psicossocial pós-Covid.

Continua depois da publicidade

“Fizemos essa apresentação do diagnóstico físico das ações de saúde, que precisamos enfrentar urgentemente, já pensando no futuro pós-Covid. O MS irá avaliar nossas propostas, que dentro de uma previsão de necessidades, giram em torno de R$ 400 milhões. A situação da saúde é grave e é preciso que saia do próprio Ministério da Saúde esse recurso. Temos a intenção de melhorar a saúde no município, alinhado às políticas públicas do Sistema Único de Saúde”, explicou a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

Apoio

A coordenadora-geral do Financiamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), Daniela Ribeiro, informou que a região Norte, especialmente a cidade de Manaus, está sendo tratada como prioridade pelo governo federal, por entender as dificuldades logísticas e a necessidade de novos investimentos na ampliação do setor.

“Manaus tem sido tratada com prioridade pelo MS, até por entender as dificuldades encontradas, tanto pela Atenção Primária da saúde quanto pela própria logística, que faz com que se tenha essa demora para chegar às informações de estabelecer protocolos e metas. Nossa equipe técnica está acompanhando e estamos à disposição para ajudar a mudar essa realidade”, informou.

Prioridade

Tendo em mãos os dados apresentados durante o encontro, o prefeito David Almeida fez questão de firmar o compromisso que o sistema de saúde será prioridade em toda a sua gestão.

“Temos essa oportunidade que foi perdida pelas gestões passadas. Agora vamos em busca de recuperar os investimentos naquilo que é possível. Em dois meses, tivemos que fazer o levantamento para apresentar relatórios ao MS com essas propostas, para que possam analisar e ajudar a maior cidade do Norte do Brasil, a 7ª do país, essa ‘menina dos olhos’ do mundo, em plena selva, vivendo dentro de uma floresta, e isolada do Brasil”, enfatiza David.

Agradecimento

David Almeida também frisou a importância da atenção dada pelo MS à cidade nos primeiros meses do ano, principalmente durante a segunda onda de novos casos da Covid-19 no Amazonas.

“Infelizmente o Brasil não aprendeu com Manaus e hoje o país sofre. Não estamos longe, não estamos livres desse mal, dessa pandemia. E eu espero que o Brasil possa sair o mais rápido possível disso. Fiz questão de enfatizar, em todos os momentos, que a imprensa nacional e internacional me abordou sobre a importância e o apoio que recebemos do Ministério da Saúde. Fica aqui a minha gratidão, porque teríamos sofrido muito mais, se não fosse a intervenção e a ajuda do governo federal”, concluiu o prefeito.

Categoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em