EnglishFrenchJapanesePortugueseSpanish

Hospital de campanha conta com mais 281 técnicos de enfermagem

Publicado em

No hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, 281 técnicos de enfermagem somam esforços na batalha contra o novo coronavírus, causador da Covid-19.

A arte de cuidar. É assim que a técnica em enfermagem Amália de Freitas Coelho define a profissão, homenageada anualmente no dia 20/5, data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Em vídeo postado nas suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou a importância desses profissionais e agradeceu o empenho em cuidar dos pacientes no hospital de campanha, administrado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire.

Leia Também: BIC doa cápsulas Vanessa para tratamento de pacientes em Manaus

“São os técnicos e auxiliares de enfermagem que recebem os infectados, realizam o acolhimento dos que sofrem e acompanham, diariamente, suas condições físicas, emocionais e psicológicas. São eles que estão ao lado daqueles que não resistem à doença e também estão expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, realizando suas funções de forma abnegada, por ter um senso humanitário elevado, traço inerente a essa profissão tão valiosa. Minha gratidão e reconhecimento a esses profissionais tão importantes para nossa atenção à saúde básica e que, hoje, têm papel fundamental na luta contra a Covid-19”, destacou.

Atuando na área desde 1999, Amália deixa claro seu amor pela profissão, mesmo em um período tão desafiador.

Mortes

Em meio à pandemia da Covid-19, ela já viu muitos colegas de profissão terem suas vidas ceifadas, além de uma irmã.

Ao mesmo tempo, recebeu notícias animadoras, como o fato da mãe, de 100 anos, que reside em Tefé – a 575 quilômetros de Manaus -, ter sobrevivido à doença.

“É por isso que é tão emocionante para nós toda vez que presenciamos um paciente receber alta, sair pelo corredor da vitória”, pontua.

Até esta quarta, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, já concedeu altas médicas a mais de 260 pacientes, graças ao empenho de profissionais de diversas áreas.

A principal função dos técnicos de enfermagem é auxiliar os outros profissionais do ramo de saúde, como médicos e enfermeiros, nas atividades que envolvem o cuidado com os pacientes. “Nossa profissão é uma arte, a arte de cuidar do ser humano, da vida. É amor”, assevera.

Quem também reconhece o mérito da profissão é a técnica de enfermagem Agda Raimunda de Oliveira, que iniciou na área há 29 anos.

Para ela, é um trabalho baseado em carinho, amor e respeito pelos pacientes. Agda detalha que estava há sete anos parada. Por conta da pandemia da Covid-19, foi chamada para compor a linha de frente de uma batalha global.

“Fiquei grata pela oportunidade de fazer aquilo que amo neste momento tão necessário. Nosso objetivo é dar o melhor para o paciente, buscar o que ele mais precisa, oferecer um bom tratamento”, ressalta.

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294/2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Reconhecimento

Coordenador do hospital de campanha e diretor do grupo Samel, Ricardo Nicolau destaca que a melhor forma de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais, bem como de toda a equipe atuante na unidade hospitalar, é garantir uma jornada diária justa, sem exaustão, e todos os equipamentos de proteção necessários.

“Cada um dos 281 técnicos de enfermagem do hospital de campanha municipal merece não apenas aplausos neste dia especial, mas também o devido reconhecimento. São eles que ajudam a assegurar os cuidados ininterruptos aos nossos pacientes, formando a linha de frente de combate à Covid-19 junto aos enfermeiros e médicos, numa dedicação incansável para salvar vidas. Estar nessa linha de frente exige bem mais que competência e coragem; exige amor ao próximo. Enquanto persistir essa pandemia, assegurar as melhores condições de trabalho para todos os nossos profissionais continuará sendo prioridade”, afirma Nicolau.

Fonte: Semcom

Categoria

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia mais em
X