Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está ampliando a Sala de Politrauma do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, local onde os pacientes vítimas de traumas e ou que chegam em situações de gravidade passam pela primeira avaliação médica antes de serem encaminhados para cirurgia. O hospital também está recebendo obras de manutenção geral, que estão sendo realizadas sem prejudicar o atendimento.

As obras de manutenção e expansão estão sendo realizadas em caráter de urgência, com prazo de 90 dias para serem concluídas, e de forma que não precise paralisar nenhum atendimento, conforme frisa o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho.

De acordo com a diretora geral do Hospital, Cláudia Teixeira, é na sala de Politrauma que os pacientes com traumas graves, provocados especialmente por acidentes e violências, recebem o atendimento inicial e os procedimentos necessários para sua estabilização, logo que chegam ao pronto-socorro. Em seguida, podem ser transferidos para os leitos de internação ou centro cirúrgico, dependendo da situação do paciente.

A ampliação do espaço vai aumentar a capacidade de três para dez macas, além de proporcionar aos pacientes o atendimento multidisciplinar em uma única sala com médicos cirurgiões gerais e ortopedista atuando juntos no mesmo espaço, dando celeridade ao primeiro atendimento. “Uma das vantagens dessa expansão é que vai melhorar o fluxo, qualidade e o atendimento multiprofissional” ressaltou Claudia Teixeira.

Foto: Divulgação

Além da expansão da Sala de Politrauma, o HPS 28 de Agosto, que fica na zona centro-sul de Manaus, está passando por reforma geral na cozinha e no refeitório, com o objetivo de adequar os ambientes ao que preconiza o Ministério da Saúde (MS). A unidade recebe, ainda, serviços de instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, de pintura, recuperação de portas, telhado, entre outros. Um muro, com guarita, também está sendo construído na frente do pronto-socorro. “Essas melhorias são anseios de muito tempo, da unidade e da população, para que possamos oferecer maior qualidade no atendimento”, disse Cláudia Teixeira.

Serviços em outras unidades 

Para melhorar o conforto dos pacientes e acompanhantes, a Susam está realizando serviços de manutenção geral em todas as unidades da rede estadual de saúde, em Manaus. O programa de obras iniciou em outubro de 2017, logo que esta gestão assumiu.

O engenheiro eletricista da Susam, Jorge Pimentel, informa que, em algumas dessas unidades, estão sendo feitas a recuperação e ampliação de espaços. O Governo também está revitalizando o parque de equipamentos de todas as unidades, incluindo a troca de aparelhos de condicionadores de ar danificados.

Serão instalados, em toda a rede, 500 novos aparelhos de ar-condicionado. No momento, 300 estão em fase de instalação em prontos-socorros, maternidades, unidades ambulatoriais, em toda a rede da capital. Outros 200 estão em processo de aquisição. “A expectativa, com isso, é recuperar o sistema de refrigeração das unidades, que encontramos com sérios problemas”, reforçou.

O secretário Orestes Guimarães de Melo Filho tem acompanhado pessoalmente o trabalho de reconstrução das unidades de saúde da capital, indo em cada uma delas, para garantir que os prazos sejam cumpridos, conforme cronograma acertado. O planejamento feito pela Susam vai permitir que, até o fim do ano, tudo o que foi planejado para melhorar as condições de atendimento à população esteja concluído, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here