Direito da FMF Wyden representa o AM no I Concurso de Júri Simulado Nacional
Foto: Reprodução

Durante três dias, alunos do curso de Direito de todo o Brasil debatem casos de crimes já transitados em julgado no I Concurso de Júri Simulado Nacional da Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

Do Amazonas

Alunos da faculdade Martha Falcão Wyden (FMF Wyden) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) disputarão com faculdades do Pernambuco e de Goiás a primeira etapa, que iniciou nesta quarta-feira, 7/11.

Campeã dos Jogos Jurídico da OAB-AM, a FMF Wyden disputa a primeira edição da etapa nacional com quatro representantes, sendo um aluno e um professor. “Este é um momento histórico, uma vez que nasce o embrião daquilo que pode vir a ser o maior evento de Jogos Jurídicos do País. Participar de um momento como esse é uma grande responsabilidade”, afirmou o aluno o 10º período de Direito, Paulo Victor Queiroz.

A equipe, de acordo com o regulamento

Teve acesso à cópia do processo, cujos nomes são preservados por meio de pseudônimos, para estudo do caso e treino. “Nós treinamos diariamente com pesquisa e ensaio, sempre julgando um ao outro no que pode melhorar, que argumentos podem ser melhores para usar”, ressaltou Paulo Victor.

Para atribuição das notas, os membros da Comissão Julgadora levarão em consideração: domínio da Língua Portuguesa; poder de fundamentação e coesão da argumentação desenvolvida; escolha pertinente e producente de normas e costumes jurídicos, sociais e políticos, bem como de fatos psicológicos, históricos, científicos para processo em debate; raciocínio jurídico; capacidade de interpretação e exposição; obediência aos critérios éticos de regência da acusação e defesa, entre outros.

A sessão de julgamento 

É  presidida por um juiz de direito que determina o tempo dos debates orais da acusação e defesa.

Além de ser campeã da etapa regional dos jogos, que reuniu mais de 500 acadêmicos de oito instituições de ensino, a equipe da FMF Wyden representou o Amazonas na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos de 2018, em maio, nos EUA. A competição é realizada há 23 anos e simula julgamentos da corte interamericana para estudantes de Direito.

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here